Com 2 a 0 de vantagem, Atlético vacila e sofre empate relâmpago contra o Fortaleza

O encontro entre Atlético e Fortaleza reservou múltiplas sensações ao torcedor atleticano. Um pré-jogo emocionante, com homenagens a Adilson, seguido de um início de partida animador, com 2 gols a favor e várias chances desperdiçadas, e um segundo tempo de extrema frustração, com mais gols perdidos, um empate relâmpago do Fortaleza e dois pênaltis desperdiçados em sequência pelo Galo, já com o jogo empatado.

Adilson e Luciano Palhares

Os momentos antes da partida marcaram bonitas homenagens ao agora ex-jogador Adilson, a família e a memória do torcedor Luciano Palhares, que faleceu vítima de problema cardíaco durante o clássico do dia 17. Adilson deu o pontapé inicial da partida, completando simbolicamente seus 100 jogos como atleta do Atlético. O volante, muito emocionado, foi ovacionado pela torcida atleticana e abraçado por todos seus companheiros em campo. Já a família do torcedor Luciano Palhares viu o filho do torcedor, Rafael, entrar com os jogadores em campo e receber o carinho de toda a Massa. Vale lembrar que a criança já havia visitado a Cidade do Galo e conhecido os atletas, além de receber vários presentes do Clube. Foi respeitado 1 minuto de silêncio em homenagem ao torcedor.

O Jogo

O Galo foi a campo com uma equipe mista, poupando alguns atletas para a partida contra o Botafogo, pela Copa Sul-Americana. Os grandes destaques foram as presenças de Vinícius, no lugar de Otero, e Cleiton, substituindo um lesionado Victor, Guga e Lucas Hernández também começaram jogando. O Fortaleza começou a partida projetando o ataque. Rogério Ceni, técnico do Fortaleza, escalou o tricolor do Pici com 4 atacantes, mostrando motivação ofensiva. O tricolor, entretanto, viu suas motivações serem quebradas logo cedo na partida, no momento em que o volante Juninho tentou recuar bola e encobriu o goleiro Felipe Alves, marcando um gol muito bonito, só que contra. O Atlético saía na frente em sua casa, e rapidamente aproveitou sua vantagem para ampliar. Elias sofreu pênalti, confirmado após revisão do VAR. Cazares cobrou muito bem e fez 2 a 0 logo no início do jogo. O Fortaleza  se abriu em busca de seu primeiro gol, chegou a acertar bola na trave mas deu espaços para o Galo chegar. Alerrandro perdeu um gol inacreditável e Vinícius acertou o travessão. O primeiro tempo terminou com os sorrisos atleticanos.

O Atlético voltou melhor para o segundo tempo. Antes atacando mas sendo atacado, o Galo tinha o controle do jogo e Cleiton não era acionado. O Galo teve uma chance claríssima com Geuvânio, que chutou pra fora em um lance cara a cara com o goleiro do Fortaleza, onde driblou o arqueiro mas perdeu o ângulo do chute, mas a jogada mais impressionante viria minutos depois, onde o goleiro do Fortaleza defendeu três chutes em sequência dos atleticanos. O Fortaleza tentava pressionar no campo de ataque, mas o Atlético saía bem da pressão, principalmente com Cazares e Jair. O jogo parecia tranquilo, não é? Mas é claro que estava faltando uma emoção… Após erro de saída de jogo, o Fortaleza avançou pelo meio, abriu pela direita e o cruzamento achou o lateral Carlinhos, livre de marcação, para cabecear para as redes. Impressionou a falha defensiva do Atlético, que tinha muitos jogadores dentro da área, mas nenhum deles subiu com o lateral-esquerdo visitante. Antes que pudéssemos recuperar o fôlego, o Atlético cometeu novo erro defensivo grave, observando André Luís entrar na área, até sofrer pênalti. Na cobrança, Juninho, o mesmo do gol contra, empatou o jogo e foi às lágrimas. O Atlético havia construído uma história de superação para os visitantes. Completamente perdido em campo, e sofrendo dois gols displicentes em menos de 5 minutos, o Galo se abriu para tentar o ataque e perdeu três chances inacreditáveis, sendo duas até tragicômicas. A árbitra Edna Alves Resende deu pênalti após Alerrandro ser derrubado na área. O mesmo Alerrandro foi para a cobrança e perdeu! O pênalti ainda foi anulado e a árbitra mandou o Atlético cobrar mais uma vez pois o goleiro Felipe Alves se adiantou na cobrança. No novo chute, Luan pegou a bola e… perdeu! Após os dois lances incríveis, Luan ainda perdeu nova chance clara, recebendo sozinho dentro da pequena área e isolando a bola. A torcida que 15 minutos atrás estava rindo à toa agora estava em estado de fúria, e vaiou muito os jogadores – especialmente Luan – após o apito final. Por causa de dois lances de displicência quase infantil, o Atlético transformou uma vitória certa em um empate desastroso. De quebra ainda perdemos a chance de ultrapassar o Flamengo na tabela e ganhar tranquilidade dentro do G-4 do campeonato.

Foto: Bruno Cantini / Atletico

Opinião Final

O torcedor alvinegro viu mais uma vez que este elenco não merece aplausos. A displicência, o desinteresse e a falta de maturidade reinam neste time, liderado por jogadores com prazo de validade vencido. O Atlético mais uma vez transformou uma exibição sólida em um pesadelo, novamente cometendo erros defensivos graves e novamente ressuscitando adversários tecnicamente inferiores. Luan, Ramón Martínez, Alerrandro e Geuvânio decepcionaram muito. Destes nomes, Geuvânio foi o mais curioso. O atacante deu bons dribles e mostrou velocidade, mas mostrou um poder de finalização pobre, tomando decisões erradas no último passe. Lucas Hernández, Vinícius e Guga fizeram partidas medianas. Os melhores jogadores da partida foram, indubitavelmente, Jair e Cazares, que desfilaram qualidade na saída de jogo e versatilidade na dinâmica da equipe. Prova disso é que o Galo sofreu os dois gols depois que os dois atletas saíram. Temos que ser justos com Martínez e Hernández, que ainda não fizeram exibições brilhantes mas chegaram agora. A culpa do Atlético estar decepcionando passa longe de atletas que só atuaram duas vezes e estão a apenas 1 mês no clube. Temos que ser justos também com Rodrigo Santana. Taticamente a equipe foi bem e temos que saber diferenciar erros técnicos de erros individuais. O empate foi culpa da falta de concentração e atitude dos atletas, que sentiram muito o primeiro gol do Fortaleza e sofreram o segundo logo em seguida. Nosso comandante, entretanto, deve cobrar os jogadores. Caso não cobre, aí sim estará errado.

Ficha Técnica

Atlético 2×2 Fortaleza

11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019

Local: Independência, em Belo Horizonte Data: 21 de julho de 2019 (domingo)

Horário: às 16h (de Brasília)

Árbitra: Edna Alves Batista (FIFA/SP)

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/SP) e Neuza Ines Back (FIFA/SP)

VAR: Paulo Roberto Alves Junior (PR)

Gols: Juninho (contra) – 7’/1ºT (1-0); Juan Cazares – 14’/1ºT (2-0); Carlinhos – 10’/2ºT (2-1); Juninho – 17’/2ºT (2-2)

Cartão amarelo: Lucas Hernández (Atlético-MG); Wellington Paulista, André Luis, Juan Quintero, Felipe Alves (Fortaleza)

Atlético: Cleiton; Guga, Igor Rabello, Réver e Lucas Hernández; Jair (Ramón Martínez), Elias, Geuvânio (Luan), Vinicius e Juan Cazares (Chará); Alerrandro. Técnico: Rodrigo Santana.

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Juan Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Araruna, Juninho, André Luis (Gabriel Dias), Kieza e Romarinho (Marlon); Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *