Mesmo irregular, Galo vai atrás de empate contra o Fluminense no Maracanã

O Jogo

A partida começou com o Fluminense colocando o Atlético em maus lençóis. O tricolor, que tem bom ataque, pressionava muito o Atlético, e o Galo não conseguia sair da pressão e ser perigoso. Cleiton precisou operar um milagre logo aos 4 minutos, em cabeçada de Gilberto. Mas aos 15 minutos, não deu outra. O Fluminense chegou com perigo, Réver falhou no posicionamento e Patric, pressionado pelo tricolor Marcos Paulo, acabou fazendo gol contra. O gol foi um reflexo do terrível início de partida Atleticano, e o Fluminense continuou a criar oportunidades. O Galo chegou algumas vezes, mas sem levar perigo. Os jogadores dos dois times estavam nervosos em campo, e vimos alguns lances mais violentos, como o “quase chute” de Ganso em Luan, que respondeu com um empurrão no camisa 10 carioca. A defesa do Galo continuava insegura, o time num geral era lento nas transições e, conforme os minutos foram passando, o Fluminense pareceu mais próximo de um segundo gol do que o Atlético de empatar o jogo.

Nos 45 minutos finais de partida, o Galo voltou com a mesma formação, mas com outro espírito. O Atlético imprimiu mais velocidade em campo e teve postura mais mais ofensiva, buscando o placar. O Fluminense recuou sua defesa, claramente buscando defender o resultado, e o Atlético começou a testar o goleiro Marcos Felipe, arriscando de fora e dentro da área. A primeira substituição do Galo veio aos 16 minutos, quando Patric passou mal. Vágner Mancini ousou e colocou o atacante Geuvânio, deixando claro a estratégia de atacar os cariocas do Fluminense. Os Atleticanos rondaram a área tricolor e alguns chutes foram travados na hora da conclusão, enquanto outros arremates passavam perto ou chegavam às mãos do goleiro carioca. Aos 40, veio o lance mais polêmico do jogo: Fábio Santos chutou para o gol e a bola pegou de forma clara na mão do defensor do Fluminense. O árbitro Leandro Vuaden não viu o lance em sua origem, mas o árbitro de vídeo Daniel Nobre Lins optou por não relatar o lance para o árbitro de campo. Vale lembrar que Daniel também foi o VAR no clássico entre Cruzeiro e Atlético no domingo passado, quando houve polêmica sobre um toque de mão do volante Henrique dentro da área, em lance que poderia gerar pênalti para o Atlético. O Galo, cada vez mais nervoso e pressionado, vendo o tempo acabar e sem conseguir fazer o gol, continuou lutando e acabou sendo premiado aos 43 minutos. Marquinhos fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Di Santo, que dominou e bateu cruzado, finalmente vencendo a defesa do Fluminense. Os Atleticanos presentes no Maracanã comemoraram muito, e os tricolores cariocas foram ao desespero. Marquinhos ainda teve ótima chance aos 47, mas a bola foi para a fora, decretando o empate entre Fluminense e Atlético no Maracanã. O resultado foi justo, mas pior para os mandantes, que até saíram da zona do rebaixamento mas estão apenas 1 ponto atrás do Cruzeiro, 17º colocado. O Galo se manteve em 12º, mas chegou a 41 pontos e se aproximou da salvação contra o rebaixamento.

Foto: Bruno Cantini/Atlético

Opinião Final

O placar do embate entre cariocas e mineiros no Maracanã foi justo. Enquanto o Fluminense foi dono do primeiro tempo, o Galo mandou nos 45 minutos finais. O Galo se aproveitou da estratégia demasiadamente defensiva do Fluminense, que se amedrontou com a ideia de levar um gol e recuou a defesa. Marcão, treinador do Fluminense, leu mal a partida e não soube aproveitar o domínio que tinha sobre o Galo. O Atlético, por sua vez, aproveitou a posse de bola e soube dominar o Fluminense. Os jogadores demonstravam nervosismo, mas conseguiam articular as jogadas e finalizar com perigo, testando a defesa do Fluminense. Marquinhos foi premiado por lutar até o final, e Di Santo marcou um gol de suma importância para seu clube e para si mesmo. “Lápis” estava a 7 jogos sem marcar, e parecia estar perdendo a confiança, algo que é vital para um jogador de futebol. Falando em confiança, chamou a atenção como a defesa Atleticana foi insegura durante o jogo. Réver foi mal, Patric fez gol contra e Fábio Santos fez a sua exibição habitual, deixando a desejar no ataque e na defesa. Quem “salvou a Pátria” lá atrás foi Cleiton, com belas defesas e segurança. Zé Welison também chamou a atenção, fazendo mais uma partida segura e demonstrando uma surpreendente evolução. Para o Galo, a luta contra o rebaixamento fica um pouco mais tranquila, agora com 41 pontos na tabela. Mas a guerra não acabou. O futuro Atleticano dependerá dos últimos 5 embates no ano.

Ficha Técnica

FLUMINENSE 1 X 1 ATLÉTICO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data/Hora: Sábado, 16/11/2019, 19h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Lucio Beiersdorf Flor (ambos RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Marcos Felipe, Digão (Fluminense); Réver, Igor Rabello e Jair (Atlético-MG)
Gols: Patric (contra), aos 15 minutos do primeiro tempo; Di Santo, aos 44 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Marcos Felipe; Gilberto (Igor Julião), Nino, Digão e Orinho; Yuri, Allan, Daniel e Ganso (Dodi); Yony González (Wellington Nem) e Marcos Paulo. Técnico: Marcão.
ATLÉTICO: Cleiton; Patric (Geuvânio), Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison, Jair (Vinícius), Bruninho (Cazares), Luan, Marquinhos; Di Santo. Técnico: Vagner Mancini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *