Galo e River: após 43 anos times se reencontram na Libertadores

Atlético e River Plate se enfrentarão hoje, às 21h30,  em jogo válido pelas quartas de final da Copa Libertadores da América. As duas equipes já se enfrentaram três vezes na história. Veja o raio-x desse embate:

River Plate 1 x 0 Atlético (Copa Libertadores da América 1978)

Atlético 1 x 0 River Plate (Copa Libertadores da América 1978)

Atlético 1 x 1 River Plate, nos pênaltis Atlético 2 x 4 River Plate (Torneio comemoração 20 anos do Mineirão).

Após o vice-campeonato Brasileiro em 1977, o Galo disputou a Copa Libertadores da América em 1978. O time alvinegro não teve a principal estrela do time de 77, Reinaldo, que se recuperava de uma cirurgia no joelho. “Ele terminou o Campeonato Brasileiro já sofrendo muito com as dores. Terminava os jogos, todos iam embora e ele ficava com duas sacolas de gelo no joelho. Ele teve que operar e foi uma perda muito grande. O Reinaldo era parte importante do time, havia um acerto muito grande entre ele e os jogadores de meio-campo”, relembra o ex-goleiro João Leite.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG - Galo e Boca, duelo de gigantes na história da América!
Foto: Divulgação/Internet, Libertadores 1978.

Com uma campanha fantástica na fase de grupos, o Galo foi ao triangular semifinal, onde enfrentou River Plate e Boca Juniors. Os dois jogos contra o River foram bem distintos. O primeiro foi na Argentina e o Galo precisava da vitória para seguir com chances de classificar a final. Foi a campo escalado com: João Leite; Alves (expulso aos 15’ do segundo tempo), Vantuir, Márcio Gugu e Romero; Danival, Toninho Cerezo, Marcelo Oliveira e Paulo Isidoro; Ziza e Marinho. O River venceu a partida pelo placar de 1×0 com gol de Juan Lopes aos 7′ do  primeiro tempo.

Paulo Isidoro Libertadores 78. Foto:Divulgação/Internet.

No jogo de volta, no estádio Mineirão, sem chance de avançar as finais, o Galo já estava eliminado, pois havia perdido os dois jogos contra o Boca Juniors, que acabou vencendo o Grupo 1 e se classificou para a final, ganhando o bicampeonato em sequência, apesar de ter sido derrotado também pelo próprio River Plate, em Buenos Aires. O Galo venceu o River por 1 x 0, com gol de Marinho aos 38’ do segundo tempo, onde pouco mais de 8.000 torcedores pagaram para assistir a partida.

Hoje, fato interessante é que mesmo com 30% da capacidade liberada para o jogo de volta na próxima semana, esse pode ser o maior público já registrado no confronto se tratando de Copa Libertadores da América.

A terceira partida entre as equipes aconteceu em um torneio comemorativo de 20 anos do estádio Mineirão, em 1985. Atlético, Cruzeiro, Boca Juniors e River Plate participaram da festa. O Galo enfrentou o River e a partida terminou 1×1 no tempo regulamentar. Depois, o River venceu o Galo nos penaltis por 4×2.

Hoje o Galo escreverá novas páginas na história desse confronto, rumo ao biampeonato da Copa Libertadores. Esporada neles Galo!!!!!

 

Para mais informações do Atlético, siga o Espora 13 nas redes sociais:

Clica e Siga no Twitter

Clica e Siga no Facebook

Clica e Siga no Instagram

Clica e Siga na Twitch

Clica e Siga no Spotify

Clica e Siga no Tik Tok

Inscreva-se no canal do youtube TV Espora 13

 

Esporada neles Galooooooooooooo!!!

Leonardo Oliveira

Historiador, Pós Graduado em História do Brasil, apaixonado pelo Clube Atlético Mineiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *