Com 98,2% de chance de ser campeão, Atlético pode confirmar o título só a partir da 35° rodada contra o Palmeiras

O Galo está mais próximo que nunca de acabar com o jejum de quase 50 anos sem o título do Campeonato Brasileiro e a torcida que até hoje não gritou “CAMPEÃO”, está se segurando como todo atleticano pés no chão. Mas é fato que muitos torcedores já fazem as contas para o título.

O Atlético tem ainda 6 jogos no Campeonato Brasileiro, o time alvinegro que venceu a última partida por 1 a 0 contra o Athletico Paranaense na Arena da Baixada, já jogou 32 jogos e soma 71 pontos, com 22 vitórias, 5 empates e apenas 5 derrotas. O Flamengo que é o atual vice-líder, venceu na última rodada o Corinthians por 1 a 0 com gol nos acréscimos de Bruno Henrique. Se tivesse empatado o rubro-negro complicaria ainda mais as suas chances remotas de título. O Flamengo até aqui tem 63 pontos com os mesmos 32 jogos que o Galo, ambas equipes tem um jogo a menos na competição. O time carioca tem 19 vitórias, 6 empates e 7 derrotas no Brasileirão. Numa situação mais complicada em busca do título, está o Palmeiras, que perdeu para o São Paulo por 2 a 0 em pleno Allianz Parque, e que estacionou nos 58 pontos em 33 jogos, um jogo a mais em relação ao líder Atlético e ao Flamengo.

Os jogos restantes das equipes serão:

Jogos do Atlético
Juventude – Casa
Palmeiras – Fora
Fluminense – Casa
Bahia – Fora
Bragantino – Casa
Grêmio – Fora

Jogos do Flamengo
Internacional – Fora
Grêmio – Fora
Ceará – Casa
Sport – Fora
Santos – Casa

Atlético-GO – Fora

Jogos do Palmeiras
Fortaleza – Fora
Atlético – Casa
Cuiabá – Fora
Athletico-PR – Fora
Ceará – Casa

Com 6 jogos restantes, Atlético e Flamengo podem somar no máximo 18 pontos, já o Palmeiras tem mais 5 jogos restantes e só mais 15 pontos a ser disputado. Com isso o Galo pode chegar no máximo a 89 pontos no Brasileirão, mas com qualquer pontuação superior a 82 pontos o alvinegro já conquista o título matematicamente. Para isso o Galo deverá somar mais 11 pontos de 18 possíveis. O Galo tem hoje um aproveitamento de 74% no Brasileirão. Se manter esse aproveitamento até o final, o Atlético somará mais 13 pontos, e terminaria o Brasileiro com 84 pontos. Mas como tudo pode mudar de rodada em rodada, talvez o Galo já consiga confirmar o título sem a necessidade de chegar aos 82 pontos. Isso porque o Flamengo pode tropeçar até a reta final do campeonato, pois o time tem uma final de Copa Libertadores da América pra decidir justamente contra o Palmeiras. E talvez o técnico Renato Gaúcho não utilize todos titulares. O Flamengo pode chegar no máximo a 81 pontos, e tem até aqui um aproveitamento de 66%. Caso o Flamengo mantenha esse aproveitamento, conseguirá somar mais 12 pontos. Assim o rubro-negro atingiria a pontuação final de 75 pontos. Se isso acontecer o Galo conseguirá levantar a taça com apenas duas vitórias em 6 jogos.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG - Com 98% de chance de ser campeão, Atlético pode confirmar o título só a partir da 35° rodada contra o Palmeiras
Foto: Pedro Souza / Atlético

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG o Atlético tem 98,2% de chance de título. O Flamengo tem 1,8% de chance, e o Palmeiras apenas com 0,008%. São os únicos times que tem percentual de chances de levantar a taça do Brasileirão.

Chances de Título
Atlético – 98,2%
Flamengo – 1,8%
Palmeiras – 0,008

 

O Atlético só pode se consagrar campeão a parir da 35° rodada, no jogo contra o Palmeiras no Allianz Parque. Para isso acontecer o Galo deverá vencer o Juventude no Mineirão no próximo sábado (20), e vencer o porco no Allianz Parque, terça-feira (23). O Flamengo teria que perder os um jogo e no máximo empatar outro nos próximos dois jogos contra os times gaúchos. Contra o Internacional, sábado (20) no Beira-Rio. E contra o Grêmio na terça-feira (23) na Arena Grêmio. Duas vitórias do Galo somando mais 6 pontos e uma  derrota e um empate do Flamengo, somando apenas 1 ponto no Sul, já define o Campeão Brasileiro 2021. Pois o Atlético somaria 77 pontos e o Flamengo ficaria só com 64 pontos, e teria apenas mais quatro jogos, 12 pontos a serem disputados, somando no máximo 76 pontos. Essa é a conta mais otimista e mais antecipada possível para o Galo se sagrar Campeão Brasileiro de forma antecipada. É por isso que o Atlético só pode ser Campeão a partir da 35° rodada.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG - Com 98% de chance de ser campeão, Atlético pode confirmar o título só a partir da 35° rodada contra o Palmeiras
Foto: Cesar Greco

Como é apenas uma projeção, não quer dizer que isso irá acontecer, pois tudo depende dos resultados dos jogos, que podem surpreender na reta final do campeonato. Mas uma coisa é certa, o Galo está cada vez mais próximo do título a cada rodada que passa, e o Flamengo cada vez dando adeus a qualquer chance de levantar a taça.

Tanto o Cuca como os jogadores do Galo e até a própria torcida, estão com pés no chão, e nada de comemorar o título e nem de gritar é campeão antes da hora. Só quando o time for confirmado é que será de fato uma verdadeira festa dos mais de 9 milhões de atleticanos espalhados pelo Mundo. Falta pouco.

Para mais informações do Atlético, siga o Espora 13 nas redes sociais:

Clica e Siga no Twitter

Clica e Siga no Facebook

Clica e Siga no Instagram

Clica e Siga na Twitch

Clica e Siga no Spotify

Clica e Siga no Tik Tok

Inscreva-se no canal do youtube TV Espora 13

ESPORADA NELES GALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *