É CAMpeão!!! Galo FA derrota o América Locomotiva e é bicampeão estadual
Salve, salve, nação alvinegra!
No último sábado, dia 15/06, o Galo FA conquistou o bicampeonato mineiro, vencendo o Minas Bowl diante do América Locomotiva. O placar da partida ficou em 28 x 12, tendo o jogo sido realizado na Arena Independência.
O Galo escolheu receber o chute inicial, mas não houve retorno após a bola atravessar a linha de fundo do campo, fazendo com que o ataque alvinegro iniciasse seus trabalhos na linha de 20 jardas. Com duas corridas do RB #42 Rafael Fadini e uma do QB #17 Maycon Dacaza, o Galo chegou próximo da metade do campo. Os avanços continuaram após o WR #11 Sagat receber dois passes e uma interferência de passe no WR #81 Victor Mega ser marcada. Com a bola na linha de 28 jardas do ataque, o RB #42 Rafael Fadini quebrou tackes e conquistou o primeiro touchdown da partida. O ponto extra foi marcado pelo K #6 Protasio, deixando o placar em 07 x 00 para o Galo FA.
O América Locomotiva colocou seu ataque em campo, mas não conseguiu fazer nada no primeiro ataque pois o DE #49 Tuleba derrubou o QB do time alviverde. Na segunda tentativa, uma pequena lambança da defesa do Galo, quando o DB #36 Teodoro derrubou o também DB #33 Daniel, deixando o caminho livre para o jogador do Locomotiva avançar até a linha de 44 jardas do campo de ataque. Após o erro, a defesa consertou os problemas e forçou um punt do ataque alviverde.
O ataque alvinegro voltou a campo disposto a aumentar a vantagem no placar. Na primeira jogada o MVP do Brasil Bowl de 2018, RB #7 Parris Lee, engatou a 6ª marcha e realizou uma impressionante corrida de 87 jardas desviando de vários tackles para mais um touchdown do Galo FA. No ponto extra, mais um chute certo do K #6 Protasio para aumentar o placar para 14 x 00 Galo.
A defesa atleticana voltou para campo e, apesar do América conseguir um first down, bloqueou os avanços do ataque conseguindo mais um sack com o LB #55 Coto. No punt houve um descuido do retornador #1 Rox, que quase perdeu a bola no lance.
Ataque em campo novamente, tendo o RB #42 Rafael Fadini conseguindo duas boas corridas e colocando o ataque na linha de 49 jardas do campo de defesa. Na terceira jogada do drive, um passe perfeito do QB #17 Dacaza para o WR #11 Sagat conquistar mais um touchdown para o Galo. Após o ponto extra, o placar foi alterado para 21 x 00 e final de primeiro quarto.
O segundo quarto começou com a posse de bola do Locomotiva, que tentou avançar algumas jardas, mas a boa defesa do Galo impediu a progressão do ataque alviverde e recebeu a bola em mais um punt. O ataque atleticano voltou a campo e conseguiu bons avanços com o RB #7 Parris Lee, porém duas faltas de segurada foram marcadas resultando em recuos na posição de ataque. Mesmo assim o ataque não se abalou e conseguiu um excelente avanço de 31 jardas novamente com uma recepção do WR #11 Sagat, que finalizou a jogada pulando o defensor do América para conquistar algumas jardas a mais.
Na jogada seguinte o WR #13 Kikito recebeu um passe faltando duas jardas para a endzone, mas a jogada foi anulada devido a outra falta do ataque. Nessa hora brilhou novamente a estrela do WR #11 Sagat, que na jogada posterior recebeu um ótimo passe de 38 jardas e marcou o seu segundo touchdown na partida. Com a conversão do ponto extra, placar alterado para 28 x 00, que se manteve até o final do segundo quarto graças ao excelente trabalho defensivo atleticano.
O terceiro quarto começou com a posse do ataque alviverde, novamente sofrendo bastante com a defesa do Galo, que realizou dois sacks consecutivos com o DE #49 Tuleba e o LB #5 Queixada. Mas eu uma jogada dos times especiais o América conquistou a primeira descida, mantendo viva a esperança de pontos. Voltou para campo a defesa atleticana que novamente impediu os avanços do Locomotiva, recuperando a bola em um punt.
O ataque do Galo voltou a campo cadenciando o ritmo e administrando a larga vantagem, conseguindo alguns avanços de menor escala sem o mesmo sucesso do primeiro tempo. Neste drive, o C #74 Quintas foi ejetado da partida devido a uma conduta antidesportiva. Em um punt de 61 jardas, o Galo devolveu a bola para o América faltando poucos minutos para o fim do terceiro quarto, e o pouco tempo no relógio não foi aproveitado pelo Locomotiva.
No início do quarto período o LB #5 Queixada interceptou um passe do América, recuperando a bola em boa posição de campo. Infelizmente o ataque do Galo não foi efetivo em conquistar os avanços necessários, tentou pontuar em uma tentativa de field goal do K #6 Protasio, mas não obteve sucesso.
Com a vitória praticamente garantida, o time do Galo tomou um grande susto no último quarto. O Locomotiva conquistou um touchdown com um passe de 85 jardas, mas não obteve sucesso na conversão de 2 pontos, deixando o placar em 28 x 06. No kickoff seguinte, o América conseguiu recuperar a bola, mas os avanços do ataque foram barrados por 3 sacks consecutivos (um do LB #55 Coto e dois do DB #49 Tuleba).
Porém outro susto aconteceu faltando menos de 2 minutos: no punt realizado pelo América, o retornador #1 Rox não agarrou a bola e a mesma foi recuperada para o Locomotiva. Essa oportunidade foi bem aproveitada, com o América marcando mais um touchdown de passe. Na tentativa de conversão de 2 pontos, o time de especialistas do Galo impediu a recepção alviverde.
No kickoff seguinte o América tentou novamente a recuperação de bola, mas o DB #3 Ryan agarrou a bola e manteve a posse para o Galo. Para garantir a vitória e o título, o RB #7 Parris Lee voltou a campo para conquistar a primeira descida. Mesmo com o tempo solicitado pelo Locomotiva, o QB #17 Dacaza ajoelhou com a bola para decretar o final de partida e o bicampeonato do Galo, com o placar de 28 x 12.
Após os cumprimentos entre os atletas de ambas as equipes, as duas equipes foram aplaudidas pelos torcedores presentes na Arena Independência e foram receber as medalhas e troféus de Campeão e Vice-Campeão Mineiro. Também recebeu uma premiação o MVP da partida, o WR #11 Sagat.
Com o bicampeonato mineiro, os jogadores do Galo ganharam uma semana de folga da diretoria. Na semana que vem todos retornam às atividades se preparando para o inicio da Liga BFA, que começa no dia 13 de julho em um embate contra o Tritões em Belo Horizonte.
Infelizmente um dos jogadores não estará nesta preparação: o LB #5 Queixada declarou antes da partida que ela seria a última em sua carreira, se aposentando com 4 títulos estaduais, 2 da conferência Sudeste e dois Brasil Bowls. Queixada, a Equipe Espora 13 deseja toda a sorte e sucesso em tudo o que irá fazer daqui pra frente!
Um efusivo abraço e ESPORADA NELES GALO!!!