Galo FA vence o Betim Bulldogs e enfrentará o América Locomotiva no Minas Bowl
Foto: João Guilherme
Salve, salve, nação alvinegra!
No último sábado a equipe do Galo FA fez sua estreia no Campeonato Mineiro de 2019 contra o Betim Bulldogs, vice-campeão do Gerais Bowl. Mantendo a base campeã de 2018, o time alvinegro entrou em campo querendo a segunda vaga para o Minas Bowl, já que a primeira foi ocupada pelo América Locomotiva após a vitória contra o Pouso Alegre Gladiadores.
No sorteio os capitães do Galo escolheram receber a bola do chute inicial. Nesta recepção, o WR #10 Conrado realizou um retorno de 21 jardas para posicionar o ataque alvinegro para sua primeira descida. O QB #17 Dacaza acionou o RB #42 Rafael Fadini para correr 18 jardas, depois se atrapalhou em um snap recuando o ataque em 15 jardas. Com passes para os WR #10 Conrado, #11 Sagatt e #81 Victor Mega o Galo abriu o placar no SESC Venda Nova. O K #6 Protásio converteu o ponto extra, deixando o placar em 07 x 00.
Após o reinício a defesa do Galo entrou em campo para impedindo os avanços do ataque de Betim, forçando a devolução da bola na linha de 49 jardas do campo de defesa. O ataque voltou a campo em um ritmo avassalador, com o RB #42 Rafael Fadini correndo 46 jardas e marcando um touchdown em uma corrida de 4 jardas do QB #17 Dacaza. Novamente o K #6 Protásio acerta o ponto extra, alterando o placar para 14 x 00.
A defesa alvinegra volta a campo tomando um susto após uma recepção longa do ataque de Betim, mas após algumas faltas do ataque, o time defensivo do Galo se recuperou bloqueando os avanços do Bulldogs e forçando mais um punt. O time ofensivo do Galo voltou a campo conseguindo bons avanços em corridas com o QB #17 Dacaza e o RB #42 Rafael Fadini, também em passes para os WR #11 Sagatt e #81 Mega. Porém alguns erros do ataque impediram outro touchdown, e o ataque teve que se contentar com um field goal do K #6 Protásio, colocando o placar em 17 x 00 para o Galo.
O time de defesa do Galo voltou a campo forçando erros do ataque de Betim e colocando muita pressão no QB adversário. O Bulldogs devolveu a bola em mais um punt, que não teve retorno pelo time de especialistas alvinegro. Novamente o ataque volta a campo e com uma corrida de 32 jardas do RB #42 Rafael Fadini terminou em mais um touchdown para o Galo. O K #6 Protásio converteu outro ponto extra, deixando o placar em 24 x 00 ainda no primeiro quarto.
Novamente em campo, o time defensivo alvinegro impediu e empurrou o ataque do Bulldogs até derrubar o QB dentro de sua endzone, resultando em um safety e adicionando mais dois pontos ao placar e trazendo de volta a campo o time de ataque do Galo. Após um belo retorno do WR #10 Conrado e uma corrida do RB #42 Rafael Fadini, o arbitro principal finaliza o primeiro quarto de jogo com o placar de 26 x 00. O segundo quarto iniciou com erros do ataque alvinegro e um bom trabalho defensivo da equipe do Bulldogs, resultando em um field goal não convertido pelo K #6 Protásio.
Se infelizmente o ataque não pontuou, a defesa trabalhou bem e interceptou o passe do Bulldogs com o CB #44 Ruan, fazendo o time ofensivo voltar rápido a campo. Com um passe para o WR #10 Conrado e outro para o #81 Victor Mega o Galo conquistou mais um touchdown na partida. Na tentativa do ponto extra o #13 Kikito tentou um passe, mas foi muito curto e manteve o placar em 32 x 00.
Novamente a defesa mostrou sua eficácia e interceptou outro passe da equipe de Betim, e quem pegou a bola? O CB #44 Ruan de novo, colocando o time de ataque em ótima posição de campo. Os atacantes não desperdiçaram o trabalho defensivo e marcaram mais um touchdown após duas corridas do #25 Natan e um passe para o WR #88 Vilaça. Outro ponto extra convertido, deixando o placar em 39 x 00 para o Galo e habilitando a regra de misericórdia. Esta regra, chamada de mercy rule, é aplicada sempre que a diferença no placar for superior a 35 pontos e faz com que o tempo não seja paralisado durante a aplicação da mesma.
Mesmo com a ampla vantagem a defesa do Galo manteve seu forte trabalho, forçando um fumble com o S #1 Rox e recuperada pelo #36 Teodoro e posicionando novamente o ataque próximo a enzone. O ataque conquistou um bom avanço com o #11 Sagatt e marcou outro touchdown com o #25 Natan. No ponto extra, o K #6 Protásio converteu o chute aumentando o placar em 46 x 00 para a equipe do Galo FA.
O fim do segundo quarto se aproximava, mas não foi motivo para relaxamento da defesa alvinegra. O time alvinegro segurou o ataque do Bulldogs e desviou o punt de devolução, deixando o ataque novamente próximo à endzone. Após uma falta de conduta antidesportiva, o Galo marcou mais um touchdown corrido pelo RB #42 Rafael Fadini e teve o ponto extra convertido, deixando o placar final do segundo quarto em 53 x 00.
O terceiro quarto começou com a defesa atleticana no mesmo ritmo do primeiro tempo, bloqueando os avanços do ataque da equipe de Betim e recuperando a bola após um punt. O ataque voltou a campo e teve um fumble forçado pela defesa do Bulldogs, que recuperou a bola. O ataque de Betim voltou a campo, mas não conseguiu avançar devido à forte marcação do Galo e devolveu a bola novamente com um punt. E desse punt saiu mais um touchdown para o Galo, em um excelente retorno do WR #10 Conrado, que saiu driblando todos e chegou na endzone adversária para comemorar mais uma pontuação. Após o ponto extra convertido, o placar foi alterado em 60 x 00 para o Galo FA.
Antes do final do terceiro quarto, a defesa conseguiu segurar novamente os avanços do Bulldogs e forçar um punt. Neste punt o snap foi errado e saiu pela linha de fundo, gerando mais um safety para o Galo. Placar alterado para 62 x 00 e posse de bola para o ataque alvinegro. Após algumas tentativas de avanço foi declarado o final do terceiro quarto de partida.
No último quarto os coaches do Galo resolveram poupar vários titulares e o rendimento do time no ataque caiu, mas manteve o bom trabalho defensivo mesmo com algumas trocas de peças. Somente em um drive a defesa atleticana foi vazada, após dois longos passes do QB #13 Erick para um touchdown do Bulldogs. Final de jogo e vitória do Galo FA pelo placar de 62 x 06.
Após os cumprimentos dos atletas, os jogadores do Galo FA comemoraram a vitória juntamente com sua torcida presente no SESC Venda Nova. O MVP (jogador mais valioso) da partida foi escolhido pelo narrador Alexandre Sander e pelo ilustre comentarista Paulo Mancha, com os votos sendo computados para o CB #44 Ruan, que recebeu a bola do jogo.
O Presidente do Galo FA, Wesley Oliveira, falou aos microfones da TV Espora 13 sobre a vitória, o trabalho da equipe e o que ele espera da final contra o América Locomotiva. Também passaram pelos microfones da TV Espora 13 o QB #17 Maycon Dacaza e os LB’s #56 Renato Júnior e #40 Felipe Gerarde. As entrevistas completas você confere abaixo, além de um resumo da partida e os comentários finais de Léo Rezende você acompanha na TV Espora 13.
A próxima partida será o Minas Bowl contra o América Locomotiva, velho conhecido e grande adversário em terras mineiras. A equipe do Locomotiva chegou à final vencendo o Pouso Alegre Gladiadores pelo placar de 37 x 12. Será o terceiro Minas Bowl entre estas duas equipes: o primeiro em 2016 quando ainda eram Minas Locomotiva e Get Eagles, que foi a última derrota da equipe base do Galo FA. O segundo confronto foi no Minas Bowl do ano passado, com vitória alvinegra. A partida será realizada no dia 15 de junho na Arena Independência, e assim que forem divulgados os preços dos ingressos e os postos de venda informaremos em todas as redes sociais do Espora 13.
Um efusivo abraço e ESPORADA NELES GALO!!!