O temido “Estadinho da Colina”: o primeiro estádio construído pelo Galo
O Clube Atlético Mineiro já teve sua casa em Belo Horizonte: o Estádio Presidente Antônio Carlos. Conhecido como “Estadinho da Colina”, carinhosamente apelidado devido a sua localização, tinha capacidade para um público de 5.000 torcedores.
O Galo mandou seus jogos neste local entre 1929 e 1968. Um detalhe curioso era que os alojamentos para as categorias de base eram debaixo da arquibancada. Grandes craques passaram por lá, entre eles Reinaldo, Cerezo e Guará.
Nesse estádio, o Galo escreveu várias histórias, como o torneio dos campeões realizado em 1937. O torneio contava com os campeões estaduais da região sudeste e o Galo se sagrou campeão nesta temporada, derrotando na final o Rio Branco do ES.
Com jogos memoráveis, o então “time do povo,” assim conhecido por não restringir suas arquibancadas a nenhum público especifico, continuava atraindo grandes públicos. Um desses jogos foi o de inauguração, onde o então poderoso Corinthians, bi campeão Paulista, foi derrotado de virada pelo Galo com o placar de 4×2, com direito a três gols de Mário de Castro.
O Corinthians foi escalado com: Tuffy; Grané e Del Debbio; Nerino, Amendoim e Bastos; Aparício, Peres, Valeriano, Rato e Dé Maria. O Atlético entrou em campo com: Osvaldo; Chiquinho e Binga; Cordeiro, Brant e Ivo; Dalmy, Said, Jairo, Mário de Castro e Geraldino.
O Corinthians era considerado o favorito da partida e as cinco mil pessoas presentes não lhe negavam esse favoritismo. Quando o árbitro paulista César Nunes iniciou o jogo, o Corinthians foi logo à frente. Aos 18 minutos, Valeriano marcava o primeiro gol no estádio a favor dos paulistas. O empate veio aos 35 minutos num gol de Mário de Castro fechando o primeiro tempo em 1×1.
No segundo tempo de jogo, Mário de Castro voltou a marcar e, quando Said assinou o terceiro gol, o delírio tomou conta dos torcedores. O jogo pegou fogo quando Mário de Castro ampliou o placar para 4×1. De Maria diminuiu para 4×2, mas ninguém esperava mais nada dos corinthianos.
Com a construção e inauguração do estádio Estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Independência, na década de 50, o “Estadinho da Colina” foi perdendo espaço nos jogos do time profissional. A última partida foi disputada em 1968, em um amistoso entre Atlético e a Seleção da Cidade Industrial de Minas Gerais. A partida terminou com o placar de 3×0 para o Galo. Em 1996 o estádio foi demolido para construção de um Shopping.
Hoje, as obras da Arena MRV, futuro estádio do glorioso Clube Atlético Mineiro, seguem a todo vapor. Certamente será palco de muitas alegrias e conquistas para a massa atleticana!
Para mais informações do Atlético, siga o Espora 13 nas redes sociais:
Esporada neles Galooooooooooooo!!!