Atletas do Galo FA e Locomotiva viajam para camp de Futebol Americano no México
A partir de hoje (27) até o próximo domingo (29) acontece o LIJUFA International Bowl, um camp de Futebol Americano que reúne 72 atletas de 20 nacionalidades do mundo. O evento acontece na cidade de Tijuana, no México, e contará com dois dias de treinamento no estilo do NFL Combine (programa de seleção dos atletas da NFL), onde serão analisadas várias características de cada atleta, como velocidade e agilidade, com os resultados sendo analisados por 2 treinadores que irão montar suas equipes para o jogo final a ser realizado no domingo e terá transmissão internacional. Além da partida, estes resultados poderão resultar em bolsas de estudo para os destaques do combine.
Durante o evento os 72 atletas terão a oportunidade de ver e falar com jogadores da NFL e membros do Pro Football Hall of Fame durante todos os dias de treino. Dentre estes atletas 7 são brasileiros: Augusto Bastos, Rhuan Pablo, João Pedro, Arthur Dornelas, Matheus Oliveira, Lucas Vinicius e Thales Oliveira.
Perguntamos a alguns deles como foi a trajetória de você até este momento, aonde estavam quando receberam a notícia da convocação, qual foi a reação e quais as expectativas para o camp.
Rhuan: “Meu nome é Rhuan Pablo e eu jogo futebol americano no Eagles a 4 anos, este ano tive a minha primeira experiência jogando um campeonato de grande nome de verdade que é a BFA quebrando todas as minhas expectativas assumindo um papel importante mesmo novo. O coach Negro me informou da possibilidade do camp e desde lá eu vim batalhando para conquistar a minha vaga no camp e graças a Deus eu consegui com muito esforço e trabalho duro feito por mim e pela ajuda de meus companheiros do galo, este camp no México vai ser uma grande oportunidade para eu poder mostrar o meu talento e espero que com isso tudo eu consiga uma bolsa de estudos para que em um futuro próximo possa jogar e estudar fora do Brasil.”
João: “Eu comecei a jogar Futebol Americano em 2016, sendo o PIRATAS DA SERRA meu primeiro time, onde fiquei por 1 ano. Em seguida, surgiu a oportunidade de ir jogar no time o AMÉRICA LOCOMOTIVA. Com muito treino e dedicação, fui convocado para participar da Seleção Mineira de Futebol Americano, que foi um grande marco na minha vida esportiva! No jogo da BFA (Liga Brasileira de Futebol Americano), recebi a grande oportunidade de participar do LIJUFA INTERNATIONAL BOWL, que acontecerá em Tijuna – México. Minha expectativas são altas venho treinando firme e forte tenho certeza que darei meu melhor e representa bem o meu país.”
Matheus: comecei em 2016 no get Eagles, meu primeiro jogo foi contra o rfa em Belo Horizonte e depois de um tempo jogamos de novo no Rio de Janeiro, infelizmente não conseguimos vencer nenhum jogo, meu próximo jogo aconteceu somente em 2018 na copa ouro pelo galo, ganhamos 2 jogos e perdemos outros 2, em 2019 pelo galo fomos vice campeão da copa ouro. Estava no treino e fiquei muito feliz e surpreso. Minhas expectativas são enormes e estou muito ansioso, contando os dias.”
Arthur: “Eu comecei a jogar FA faz 1 ano e 11 meses, estive na temporada passada da copa ouro, mas não tive muitas oportunidades de estar em campo, pois estava começando e meus colegas de equipe eram mais experientes, mas nessa temporada de 2019 tive o êxito de melhor minhas técnicas e aprimorar meus conhecimentos, com isso conquistando a minha vaga no time A do Galo FA base. Eu estava no campo onde treino junto ao galofa, o Coach negro me chamou e falou que queria me ver no México, fiquei bem surpreso pois tem pouco tempo que estou praticando o esporte e nunca imaginei de forma alguma, uma chance de concorrer a uma bolsa agora.
Me sinto bem animado pois vou estar em um novo ambiente e conhecendo uma nova cultura, me sinto um pouco nervoso também por ser uma avaliação. Minhas expectativas estão altas, vou entregar o máximo de conhecimento que tenho e mostrar o melhor que posso fazer pra conseguir quem sabe a bolsa.”
Augusto: “Sou o Augusto Silveira Marques Bastos – comecei no esporte quando a equipe era BH EAGLES , onde não tínhamos uma quadra ideal pra treinar pois era muito pequena , em 2017 fui chamado para um camp da seleção mineira que aconteceria numa sexta , e acabei me lesionando feio dois dias antes e não pude participar , mas mesmo assim persistir e em 2018 fui convocado pela seleção Mineira para um jogo contra a equipe RFA , meu primeiro jogo foi pelo GALO FA ( categoria de base )contra o Primatas de Matias Barbosa pela COPA OURO de 2018 , onde vencemos 2 jogos e perdemos os outros dois , e em 2019 Comecei o ano mudando de posição de OL para DL foi a melhor coisa que me aconteceu no FA pois me encontrei como atleta , fomos vice campeões da copa ouro, esse ano o meu coach Rodolfo Negro me convidou para o LIJUFA INTERNACIONAL BOWL que acontecerá em Tijuana , México , estou com espectativas lá em cima , sei que vou dar meu melhor e representar meu time e meu país nesse evento.”
Além dos atletas, um outro brasileiro estará em outro evento na mesma cidade. O árbitro mineiro Rogério da Rocha Gomes também participa de um treinamento com os árbitros da NFL no mesmo evento, além de apitar o jogo a ser realizado no próximo domingo.
Perguntamos a ele sobre sua história e a expectativa para essa experiência internacional: “Meu nome Rogério da Rocha Gomes, tenho 52 anos e sou Veterano do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, sou socorrista e com este trabalho aliado ao fato do meu filho está na equipe do GaloFA comecei a atender os atletas nos jogos e treinos, da parte da comissão técnica no DM e em 2019 tive a oportunidade de fazer um curso de arbitragem através da AMAFAM, atuei como árbitro em dois jogos da BFA Acesso e o Coach Negro achou interessante que eu participasse do evento como árbitro e trazer conhecimento para nossa equipe de arbitragem brasileira, minha expectativa é de absorver o máximo de conhecimento possível, representar bem a familia AMAFAM e me divertir muito.”
Acompanhando o evento também estará um grande conhecido da família Galo FA: o coach Rodolfo Negro, head coach do time alvinegro na BFA 2019.
A equipe Espora 13 deseja um excelente camp para todos os atletas brasileiros convocados, e também para o árbitro Rogério. Que todos tenham uma ótima experiência e que consigam evoluir no futebol americano para alcançarem vôos maiores.