Novidades e polêmicas do FIFA 20

Fala galera, aqui é Michel Luz, com mais dos games pra vocês!

Na data de 21 de fevereiro de 2020, o intérprete dos personagens Chaves e Chapolin, Roberto Bolaños, completaria 91 anos de idade, tendo falecido em 2014. Assim, a EA Sports, produtora do FIFA 20, utilizou o jogo de futebol para fazer uma merecida homenagem ao humorista mexicano.

http://unity-img.tbxapis.com/

O uniforme vermelho e amarelo do mundialmente conhecido atrapalhado herói, Chapolin Colorado, estará disponível no modo Ultimate Team, que é jogado no modo online. A EA Sports divulgou através do hastag #SiganmeLosBuenosFIFA20. Além do uniforme, gols poderão ser comemorados estilo Chapolin, além de bandeira e outdoors com a imagem do personagem famoso. Com certeza essa homenagem foi friamente calculada e não contávamos com a astúcia da produtora do game FIFA 20. Simplesmente, sensacional!

Vale lembrar, que além da homenagem a Bolaños, a EA Sports, destaca três ídolos do futebol mexicano: Raul Jiménez, Luís Hernandéz e Sebastian Córdova, estando estes três disponíveis no jogo.

Outro assunto que se destacou no FIFA 20, foi a polêmica envolvendo clubes brasileiro e a Conmebol. Flamengo, Corinthians e Palmeiras, que possuem contrato de exclusividade com o PES, estavam também disponíveis na expansão que se pode jogar a Copa Libertadores da América.

https://www.gazetaesportiva.com/wp-content/uploads/imagem/2020/02/27/libertadores.png

Um documento, em mãos do Globo Esporte, diz que cinco clubes do Brasil enviaram uma nota reclamando do modo arbitrário em que a Conmebol agiu neste caso, tendo cedido os direitos de imagem dos clubes a EA. Neste documento, além dos citados, São Paulo, Atlético-PR e Atlético-MG, também assinam o mesmo.

Em resumo, este documento questiona a Carta de Conformidad y Compromiso, carta assinada pelos clubes afim de garantir o cumprimento das normas e regras estabelecidas pela Conmebol.

A Conmebol emitiu uma nota oficial esclarecendo a polêmica veja:

A atual direção da Conmebol considera um eixo fundamental em sua estratégia de exposição e alcance internacional do futebol sul-americano, sua presença nas plataformas de videojogos, além de assumir uma importante entrada econômica para a promoção do futebol continental através do aumento de prêmios por suas competições, ou no desenvolvimento de programas como o Evolução.”

A Confederação comunica que todos os times participantes da Conmebol LIBERTADORES e Conmebol SUL-AMERICANA assinam uma carta de concordância e compromisso, que contém seus direitos e obrigações durante a participação no torneio. Com respeito à exclusividade por parte de algum clube, a Conmebol destaca que é possível a presença dos clubes, tanto na EA SPORTS como em outra empresa que explora os videojogos. Neste sentido, cabe destacar que o clube não pode ceder seus direitos sobre sua participação na Conmebol LIBERTADORES, posto que este é um direito próprio da Conmebol. Entretanto, o clube poderá ceder seus próprios direitos e assim aparecer em outro contexto ou categorias dentro do videojogo que não seja dentro do marco da Conmebol Libertadores, Sul-Americana e Recopa.

Entre os documentos assinados pelos clubes participantes, encontra-se o manual técnico de direitos comerciais e marketing, aplicável a todos eles, e que, em sua edição de 2019 estabelece o seguinte:

“Licenciamento para Videojogos: Os direitos licenciados pelos Clubes neste manual incluem, porém não estão limitados ao uso coletivo da imagem de jogadores e treinadores em grupos e ao uso dos ativos de propriedade intelectual dos Clubes (não limitado a suas marcas, escudos, uniformes, insígnias e mascotes) para uso irrestrito em videojogos nos quais os torneios serão apresentados. Os referidos videojogos poderão ser comercializados pela Conmebol a terceiros para sua exploração comercial e os Clubes garantem à Conmebol que esses direitos estão livres de ônus ou limitações. Qualquer limitação pela exploração irrestrita desses direitos deverá ser previamente informada à Conmebol, que não terá nenhuma responsabilidade em relação aos Clubes e a terceiros (jogadores, treinadores etc.)”

A atual direção da Conmebol cedeu comercialmente os direitos de videojogos de seus torneios mais populares – Conmebol LIBERTADORES, Conmebol SUL-AMERICANA E Conmebol RECOPA – para a empresa EA Sports com a autorização expressa dos clubes e com seu compromisso dos mesmos de respeitar o mencionado acordo. Nesse sentido, diretrizes anteriores alcançaram acordos semelhantes em temporadas anteriores – 2013, 2014 e 2015 – com a companhia KONAMI, acordo que foi totalmente respeitado, conforme estipulado nos contratos legais e comerciais da instituição. Confederação Sul-Americana de Futebol”.

A Confederação reforçou que é detentora do direito de imagem dos clubes participantes da Libertadores, portanto pode negociá-los com qualquer empresa, tornando o acordo com a EA Sports legítimo.

A EA Sports, anunciou que os jogadores oficiais do Brasileirão 2020, não estarão presente na DLC, que deixou os fifeiros, principalmente os brasileiros, bem chateados.

Os brasileiros que disputarão a Libertadores deste ano, Atlético-PR, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo, aparecerão com uniformes e escudos oficiais, porém, com atletas genéricos. Haja criatvidade!

Bom galera, é isso, deixa seus comentários, até semana que vem, “neste mesmo canal e neste mesmo horário”…

 

…ESPORA NELES GALO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *