Filosofia, comportamento e pressão por resultados: o que esperar de “Turco” Mohamed, treinador do Galo para 2022

Antonio “El Turco” Mohamed chegou, já foi apresentado, e fará suas primeiras partidas pelo Atlético. Campeão da Copa Sul Americana pelo Independiente, em 2010, e tricampeão mexicano por três equipes diferentes (Monterrey, America e Tijuana), o argentino buscará manter a cultura campeã construída por Cuca em 2021.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG - Filosofia, comportamento e pressão por resultados: o que esperar de "Turco" Mohamed, treinador do Galo para 2022 - Antonio 'El Turco' Mohamed e o filho Farid
Antonio ‘El Turco’ Mohamed e o filho Farid. | Foto: Reprodução

História no Futebol

Natural de Buenos Aires, o argentino de 51 anos é ex-jogador. Passou por clubes como Huracán, Independiente, Boca e Monterrey, até se aposentar dos gramados em 2003, jogando pelo Zacatepec-MEX.

Tornou-se treinador pouco tempo após sua aposentadoria, atuando no mesmo clube. Desde então, veio estudando e conseguindo formações, e hoje possui a licença UEFA Pro, certificação de treinamento mais nobre da entidade.

Filosofia de Jogo

Mohamed gosta de montar suas equipes de acordo com seu adversário, algo que também agradava a Cuca. Dessa forma, não haverá uma ruptura de filosofia neste sentido. Se a equipe tiver que ser defensiva, ela será. Se tiver que jogar com bolas longas, assim será feito. É importante ter uma equipe-base, ideias de jogo e formações bem definidas. E, com um time consistente, é possível fazer alterações pontuais, de acordo com o adversário.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG - Filosofia, comportamento e pressão por resultados: o que esperar de "Turco" Mohamed, treinador do Galo para 2022
Imagem: Espora 13

Em entrevistas, Mohamed disse gostar de alternar entre os esquemas 4-4-2, 4-2-3-1 e 4-3-3, tanto para atacar, como para defender. Em sua passagem pelo México, o treinador também utilizou, por vezes, esquemas com 3 zagueiros. Suas equipes gostam de defender em bloco médio, às vezes alto, e sair jogando com a bola no chão. No entanto, não é incomum que as equipes de “El Turco” sejam mais diretas, caso necessário.

Em transição ofensiva, suas equipes preferem jogar de maneira vertical, e mais rápida. A figura do centro-avante é importante, e Hulk poderá ser fundamental nos pivôs e nas infiltrações.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG - Filosofia, comportamento e pressão por resultados: o que esperar de "Turco" Mohamed, treinador do Galo para 2022
“El Turco” Mohamed campeão no México com o Monterrey. | Foto: Mauricio Salas / Jam Media

Comportamento 

Antonio Mohamed é conhecido por ser espontâneo, alegre, mas também fazer cobranças quando necessário. É considerado um bom gestor de elenco, um amigo dos jogadores. “Turco”, porém, pode ser explosivo. Sua espontaneidade faz com que seja sanguíneo às vezes, seja com a arbitragem, rivais, ou até mesmo seus próprios jogadores.

Sabemos que é normal ter alguns desentendimentos no futebol, e isso aconteceu durante 2021 no Atlético. Será interessante observar a gestão de “pequenas crises” na era Mohamed, e as figuras de Rodrigo Caetano e Victor serão essenciais para apoio.

Será interessante observar a adaptação de Antonio Mohamed ao futebol brasileiro. Sua experiência em múltiplos países, alinhada a sua formação e seus títulos conquistados, são fatores que trazem motivação. Segundo o próprio argentino, “a atitude não é negociável”. Não esperaremos menos que isso, e desejamos sorte e longevidade ao trabalho de “El Turco”.

 

Para mais informações do Atlético, siga o Espora 13 nas redes sociais:

Clica e Siga no Twitter

Clica e Siga no Facebook

Clica e Siga no Instagram

Clica e Siga na Twitch

Clica e Siga no Spotify

Clica e Siga no Tik Tok

Inscreva-se no canal do youtube TV Espora 13

ESPORADA NELES GALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *