Galo dá vexame e é goleado pelo São Paulo no Morumbi
O Atlético buscou inovar ao entrar em campo num esquema de 3 zagueiros, com Igor Rabello, Gabriel e Alonso, e o meio de campo articulado com Allan e o jovem Calebe. A mudança, no entanto, não surtiu efeito e o que se viu em campo foi um Atlético facilmente dominado. O ataque não criava, a defesa não justificava os 3 zagueiros e tinha dificuldade para marcar, e Everson teve que fazer múltiplas intervenções, até que Igor Gomes, já na parte final do primeiro tempo, abriu o placar, em golaço de fora da área. O detalhe é que o meio de campo, área mais afetada pela mudança tática, foi incapaz de fechar os espaços contra o meia tricolor.
Jorge Sampaoli percebeu o fracasso de seu esquema e sacou um zagueiro (Igor Rabello) para colocar um meia (Franco). A “regressão” ao esquema utilizado diante do Athletico-PR deu resultado na produtividade e coesão do Atlético, que passou a levar mais perigo, mas sem aproveitar as chances. Para pulverizar de vez a esperança da Massa Atleticana, Allan foi expulso após falta dura em Daniel Alves. O camisa 29 levou o segundo amarelo e foi para o chuveiro mais cedo. O detalhe curioso é que Allan havia recebido o primeiro amarelo minutos antes após discutir com Tchê Tchê. O São Paulo, mais acomodado, teve a chance de ampliar, e não desperdiçou. Gabriel Sara marcou de cabeça após cruzamento preciso de VItor Bueno. Já com a derrota encaminhada fora de casa, o Galo ainda sofreria o terceiro gol já nos acréscimos, gol esse marcado por Jonas Toró.
Com a derrota, o Galo estaciona nos 46 pontos, com 2 jogos a mais que Flamengo e Palmeiras, que podem ultrapassá-lo, deixando o Alvinegro em 4º lugar. A distancia para o líder São Paulo é, agora, de 7 pontos. Mas acima da derrota, foi enorme a decepção. A partida do ano do Atlético foi tratada muito mal por atletas e comissão técnica. Um erro crasso de escalação por parte do treinador, alinhado com a falta de vontade e experiência dos jogadores culminou num verdadeiro vexame. Resta agora levantar a cabeça e tentar voltar ao bom momento. O aproveitamento do Atlético no segundo turno é muito positivo (a derrota para o São Paulo foi a primeira no turno), então não está tudo perdido.