Com estrela de Jair, Galo derrota o São Paulo no Mineirão

O Jogo

Cercado de expectativas, o duelo da tarde de domingo entre Atlético e São Paulo seria uma clara amostra de onde essas equipes poderiam chegar na temporada, baseado no que fariam neste importante confronto. O Galo tinha a volta de Guga e Arana (retornando da Seleção Brasileira Olímpica), mas ainda estava desfalcado de Tchê Tchê (força contratual), Zaracho (COVID-19) e o quarteto Alonso, Savarino, Vargas e Alan Franco (servindo suas Seleções na Copa América). O São Paulo, por sua vez, não teria Daniel Alves, Benítez Luan e Arboleda, 4 titulares tricolores.

Os primeiros 45 minutos foram movimentados, mas muito pegados. O Atlético tinha confiança e tentava mostrar inteligência ao rodar a bola, sem utilizar muito as jogadas esticadas. Keno teve grande chance, cara a cara com o goleiro Tiago Volpi, mas bateu muito fraco. O lance trouxe animação para o time da casa, que passou a dominar as ações. Nacho Fernández se adiantava mais com Keno e Hulk, e a trinca ofensiva ajudava o meio de campo formado por Allan, Jair e Hyoran na recomposição. E o Galo pulou na frente do placar aos 19 minutos. Hulk saiu com a bola na defesa, deu arrancada de 57 metros e enfiou para Hyoran, que serviu Jair, aparecendo de surpresa na área. O camisa 8, nem sempre titular com Cuca, aproveitava sua chance da melhor maneira possível.

Agora com a vantagem, os Atleticanos continuaram com alguns minutos de domínio, mas o São Paulo começou a crescer. Coube à defesa do time da casa interceptar e desarmar, o que deu certo, pois os visitantes tiveram poucas chances. Na melhor delas, Réver desviou cruzamento contra o próprio patrimônio e Éverson salvou. Hulk respondeu invadindo a grande área e dando chute bloqueado pelo zagueiro Bruno Alves.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG - Com estrela de Jair, Galo derrota o São Paulo no Mineirão
Foto: Pedro Souza / Atlético

Um primeiro tempo tão agitado só poderia preceder uma emocionante etapa final. E foi o que aconteceu, lá pelos seus motivos específicos. Não foram 45 minutos finais de muitas finalizações, mas de muito perigo, e “quase gols”. O Galo voltou ainda superior, mantendo a bola no campo de ataque, mas começou a se retrair e apostar no contra-ataque ao ver o crescimento do São Paulo. Os paulistas, no entanto, eram presa fácil para nossa defesa, e quando a bola passava, sempre ía para fora. A única real oportunidade do tricolor foi em finalização de fora da área de Rigoni, travada pela zaga. Crespo (técnico do São Paulo) já havia promovido todas as suas substituições até a metade do segundo tempo, enquanto Cuca deixou para mexer bem no final. A surpresa ficou pela entrada do jovem Echaporã, jogando pela direita, e mostrando personalidade. Falando em substituições, o quarto árbitro da partida provocou um papelão que teve como única vítima o Atlético. Mariano e Nathan estavam prontos para entrar no jogo, naquela que seria a segunda de três pausas permitidas para substituição de atletas. O quarto árbitro, erroneamente, fez com que Mariano entrasse primeiro, e Nathan só entrasse na próxima pausa do jogo. Dessa forma, foram gastas as três paradas por substituição, e o técnico Cuca perdeu a possibilidade de utilizar sua 5ª alteração (havia, agora, feito 4). A confusão causou a revolta da comissão técnica Alvinegra. Menos mal que isso não influenciou no placar, o Galo ainda teve mais uma chance de gol, com Arana completando bonita jogada de Echaporã, e o Clube Atlético Mineiro confirmou o seu golpe de maioridade no Mineirão: vitória por 1 a 0 frente a um rival direto pelo título, e recuperação no Brasileirão.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG - Com estrela de Jair, Galo derrota o São Paulo no Mineirão
Foto: Pedro Souza / Atlético

Com 2 vitórias em 3 jogos, o Atlético venceu o jogo mais importante do ano até aqui. Mais do que isso, já aparece colado ao G-4, 3 pontos atrás do líder Fortaleza (que ainda tem 1 partida a menos no momento da digitação deste pós-jogo). Agora será a vez de enfrentar o Internacional, em Porto Alegre (RS), na próxima quarta-feira (16), às 19h.

Ficha Técnica

ATLÉTICO 1 X 0 SÃO PAULO

Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 13 de junho de 2021, às 16h (Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) Daniel Nobre Bins (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Cartão amarelo: Bruno Alves (SAO)

Gol: Jair (16′ 1ºT)

ATLÉTICO: Everson; Guga (Mariano), Igor Rabello, Réver e Guilherme Arana; Allan, Jair (Nathan) e Nacho Fernández; Hyoran (Marrony), Keno (Echaporã) e Hulk. Técnico: Cuca

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Bruno Alves, Miranda (Igor Vinícius) e Léo; Rigoni, Rodrigo Nestor (Igor Gomes), Lizieiro, Gabriel Sara (Galeano) e Reinaldo; Luciano (Eder) e Pablo (Rojas). Técnico: Hernán Crespo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *