Uma vez Flaguês, sempre Flaguês! Com show de Mariano e Savarino, Galo vence o maior rival no Mineirão
O Atlético conseguiu uma importante vitória contra seu maior rival no Campeonato Brasileiro. Com ambas equipes desfalcadas e com alguns retornos de jogadores selecionáveis, Atlético e Flamengo fizeram um bom jogo no Mineirão.
O técnico Cuca surpreendeu na escalação colocando uma formação com três zagueiros, com o retorno de Junior Alonso e a novidade da noite, o zagueiro Nathan Silva, que estava emprestado no Atlético-GO aonde foi destaque no início da competição nacional. E no banco de reservas teve a volta do Eduardo Vargas que estava servindo a seleção chilena na Copa América. Já o Flamengo teve o retorno de Arrascaeta, mas tinha desfalques de Everton Ribeiro que está disputando a Copa América, o meia Diego Ribas que está lesionado e o goleiro reserva Hugo Souza que foi liberado pelo clube para resolver problemas pessoais.
O JOGO
O início do jogo começou a mil por hora com ambas equipes buscando o ataque o tempo todo. Savarino era a principal válvula de escape para os contra-ataques em velocidade do Atlético. Já do outro lado o Flamengo tinha um ataque veloz e perigoso com Bruno Henrique e Michael puxando os contra-ataques. O Flamengo teve um Arrascaeta fora da sua posição original, atuando na base do sacrifício, já que o jogador se reapresentou bem desgastado ao Flamengo depois da disputa da Copa América e com as ausências de Everton Ribeiro, Diego e o Gerson que foi para o futebol francês, o Flamengo teve um Willian Arão assumindo a função de criação do clube carioca. Por outro lado o meio campo do Atlético tinha um Allan, Tchê Tchê e Zaracho muito bem na marcação e na saída de bola do meio campo do Galo. Houve erros por ambas partes em passes errados principalmente no primeiro tempo, que foi uma etapa inferior ao segundo tempo. Savarino teve a melhor oportunidade no primeiro tempo depois de receber um passe do atacante Hulk dentro da área. O passe não foi bem dado e o venezuelano acabou mandando pra fora. Já o Flamengo teve boas oportunidades com Bruno Henrique que procurava finalizar na meta do goleiro Everson a todo momento. E ficou tudo igual na primeira etapa, com uma boa atuação da defesa atleticana.
2° TEMPO
A segunda etapa começou a mil por hora, e logo aos 5 minutos do reinício da partida, Mariano faz um belo cruzamento pela direita, Zaracho recebeu do lateral na entrada da área, e deu um ótimo passe para Hulk dentro da área e tocou para Savarino que vinha de trás, o venezuelano finalizou na saída de Diego Alves, abrindo o placar para o “Maior de Minas”. Atlético 1 a 0 Flamengo.
E o segundo gol não demorou muito. Dois minutos depois, Réver faz um belo lançamento para a direita, a bola chegou até Mariano que ganhou na corrida de Felipe Luís e cruzou a bola rasteiro para o Savarino, que chegou antes de Arão e completou para o gol. Atlético 2 a 0 Flamengo.
Em dois minutos Mariano e Savarino decidiram o jogo. Depois dos dois gols o Galo diminuiu a sua intensidade no ataque e começou a passar alguns sustos. O Flamengo tentava de toda forma diminuir o placar, mas não conseguia. Assim Rogério Ceni fez suas substituições aos 28 minutos, colocando Renê no lugar de Felipe Luís e Rodrigo Muniz no lugar de Michael. Já Cuca fez mudanças no Atlético logo em seguida, colocando o meia Nathan no lugar de Zaracho que jogou muito bem a partida e Marrony no lugar da estrela da noite, o venezuelano Savarino, que jogou muito bem explorando de forma muito produtiva a velocidade no ataque alvinegro caindo tanto pela direita como pela esquerda confundindo a defesa do Flamengo.
Com essas substituições o Atlético teve a intensidade do ataque cair e 10 minutos depois de entrar no jogo, Marrony deu um carrinho no meio-campo em Gomes do Flamengo. Marrony levou a pior e além do cartão amarelo acabou saindo lesionado da partida. Assim o Cuca foi obrigado a fazer uma substituição forçada, e colocou Eduardo Sasha no lugar de Marrony. Eduardo Sasha tem péssimos números pelo Galo, com uma média de gols baixíssimas e que pouco agrega nas atuações do time atleticano. É aquela velha história, o Atlético não tem nenhum jogador que saía do banco de reservas e que coloca fogo no jogo. Assim o Flamengo cresceu no jogo, e depois de boas atuações no primeiro e na segunda etapa, a defesa do Atlético que vinha muito bem na saída de bola com Réver, Alonso e Nathan Silva que encaixou bem na equipe, acabaram falhando aos 42 minutos depois de uma cobrança de escanteio do Flamengo, Willian Arão cabeceou e mal posicionado o goleiro Everson acabou não conseguindo alcançar uma bola difícil que acabou indo no ângulo. Flamengo diminui o placar e volta vivo pro jogo a fim de buscar o empate no fim.
E o time carioca teve a melhor oportunidade de empate 3 minutos depois, com Arrascaeta tabelando com Muniz, o uruguaio entrou livre na área, mas chutou em cima de Everson que fez uma bela defesa. Grande saída do goleiro atleticano garantindo a importante vitória ao Galo! Jair entrou no finalzinho no lugar de Hulk, mas pouco participou. Fim de jogo, Atlético 2 a 1 Flamengo.
Atlético consegue uma bela vitória em cima do Flamengo com um show tático do técnico Cuca que surpreendeu a todos colocando 3 zagueiros e promovendo a reestreia do Nathan Silva. Outro fato nítido é que o Cuca achou seu lateral direito que sabe cruzar, com Mariano sendo fundamental na vitória do Galo. Pois Guga deixa muito a desejar no quesito cruzamento e marcação e o Mariano vem tendo êxito tanto no apoio a defesa como ao ataque. Savarino foi a grande estrela da noite mostrando a importância de um velocista no ataque alvinegro.
Com a vitória o Galo vai pata o G4 na 4° colocação com 19 pontos, 7 pontos a mais que o maior rival o Flamengo e 3 pontos a menos que o líder Palmeiras que está com 22 pontos no Brasileirão. Próximo jogo do Galo será contra o América no próximo sábado às 19h na Arena Independência. Cuca pode poupar alguns jogadores visando a partida contra o Boca na Libertadores na próxima terça-feira.
Atlético mostrou que pode sim lutar pelo título, e mesmo com o desfalque de Nacho o time pode mostrar competitividade no Brasileirão.
Cartões amarelos: Gomes (FLA), Marrony (CAM)
ATLÉTICO (Técnico: Cuca)
Everson; Mariano, Junior Alonso, Réver, Nathan Silva e Guilherme Arana; Allan, Tchê Tchê e Zaracho (Nathan, aos 34’-2ºT); Savarino (Marrony, aos 34’-2ºT (Eduardo Sasha, aos 40′-2°T)); Hulk (Jair, aos 46’-2ºT).
FLAMENGO (Técnico: Rogério Ceni)
Diego Alves; Isla (Matheuzinho, intervalo), Rodrigo Caio, Bruno Viana (Hugo Moura, intervalo) e Felipe Luís (Renê, aos 28′-2°T); Willian Arão, Gomes e Michael (Rodrigo Muniz, aos 28′-2°T); Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro.
Para mais informações do Atlético, siga o Espora 13 nas redes sociais:
Esporada neles Galooooooooooooo!!!