Arena MRV, Vamos vencer esta luta!!

Arena MRV .Foto: Atlético/Bruno Cantini/Pedro Souza.

O dia 18 de setembro de 2017, ficou marcado para todos os alvinegros como o dia em que foi aprovado pelo conselho, a venda de parte do Shopping Diamond para viabilizar a construção da Arena MRV, o sonho da casa própria batia forte no coração do atleticanos, tudo parecia perfeito, obra sem gastos diretos do clube, com todos os tramites financeiros lógicos e os parceiros apoiando forte essa empreitada, parecia questão de tempo até as maquinas começarem a erguer a moderna moradia preta e branca. Hoje, após 20 meses daquele dia tão comemorado, se percebe que o processo não era tão simples como parecia, a parte financeira não era o maior problema, e o clube ainda não conseguiu iniciar as obras como esperado, previsão inicial era para início das obras ainda em 2018.

Conselheiros aprovaram a Arena, visando um Galo mais forte do que nunca! Foto: Atlético/Bruno Cantini/Pedro Souza.

Foram muitas etapas realizadas pelos envolvidos no projeto, o clube esbarrou em muitas burocracias e questionamentos sobre os planos para o local, inúmeras etapas foram realizadas para adequar o projeto e conseguir as licenças necessárias, com alterações visando a parte social e do meio ambiente realizadas o clube conseguiu em Abril/2019 a licença prévia do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) para cercar e limpar o local, licença essa que não permite os inícios das obras, mas era uma conquista no cenário de aprovação final do projeto e tudo parecia caminhar para um final feliz, parecia.

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), ajuizou nos últimos dias uma Ação Civil Pública, pedindo a suspensão dos licenciamentos ambientais solicitados pelo Alvinegro. Segundo divulgação, via Twitter oficial do MPMG, “a Arena MRV trará danos irreversíveis em uma área de preservação permanente”, citando também que “o local onde se pretende construir, possui fragmentos de Mata Atlântica, nascentes, animais sob risco de extinção e a chamada floresta semidecidual secundária em estágio inicial e médio de regeneração (para mais informações sobre floresta semidecidual acesse o link https://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_estacional_semidecidual).” Solicitando ainda multa diária de R$ 100 mil por qualquer atividade no local. Esta Ação ainda carece de análise por parte de um juiz responsável, mas é mais uma pedra nos caminhos para a conquista da casa própria de todos os atleticanos.

De certo, a equipe responsável está buscando atender todas as inúmeras solicitações feitas pelas autoridades, a fim de viabilizar o início das obras, a área da nascente, os cursos d’agua, a parte social e tudo quanto foi questionado, está adequado de maneira eficiente dentro do projeto da Arena.

O Meio Ambiente deve ser preservado sim, porém na área citada, está mais para um ponto prejudicial a comunidade, ponto de preocupação para o população, local abandonado com evidencias de crimes e atividades suspeitas, porque não se opera com o mesmo afinco nas grandes empresas espalhadas por nosso Estado que prejudicam vidas, fauna e flora diariamente, até mesmo o antigo Mineirão foi duramente castigo com a retirada de árvores que abrigavam inúmeras espécies e eram “marcas registradas” para a região. É preciso explicar, o porquê desta perseguição contra a realização de uma obra tão benéfica, que, ao contrário do que normalmente acontece, não contará com dinheiro público e trará benefícios incalculáveis a Belo Horizonte. É uma queda de braço inconsciente, pois ambos os lados deveriam estar pensando juntos em prol da modernidade e do desenvolvimento do Estado.

A Arena MRV irá gerar empregos de forma direta e indireta, durante e após as obras, com o número de desempregados hoje, este fato já é um ponto crítico para o projeto; trará consigo também a valorização de toda a região e será referência para todo o país, por ser uma das mais modernas Arenas do mundo.

É hora de trabalhar, os envolvidos por parte do Atlético buscam, a todo momento, resolver as pendências que surgem, e mesmo com tanta gente jogando contra, buscando meios para impedir, acreditamos que a Arena MRV se tornará realidade e será mais um sonho realizado para nossa Massa. Seremos fortes dentro de nossa nova casa! Eu Acredito, vamos juntos!

Torcida irá fazer a festa na nova casa. Foto: Atlético/Bruno Cantini/Pedro Souza.

Um grande abraço a Massa Atleticana!!! Nos encontramos aqui na nossa próxima coluna de notícias.

Espora neles!

 

Aki é Galo, Sempre!

 

Jeferson Alves

Apaixonado pelo Clube Atlético Mineiro. Twitter : @jefinhoalves_90 Instagram: @jefinhoalves90 Espora neles! "Aqui é Galo, Sempre!"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *