Atlético joga bem, mas erra no fim e perde para o Corinthians

O Jogo

A partida começou muito movimentada em Itaquera, com os dois times querendo jogar futebol e dando intensidade e velocidade. Por mais que o Atlético e o Corinthians praticamente se anulassem na marcação e na defesa, seus jogadores buscavam chegar sempre ao ataque. O Corinthians tentava pressionar o Atlético, enquanto os mineiros tinham boa e rápida saída de jogo bem como levavam perigo com as jogadas de Chará e Vinícius. A primeira grande chance do jogo veio com Ricardo Oliveira, que recebeu belo cruzamento de Patric e cabeceou para grande defesa de Cássio. O Corinthians contra-atacou e Cleiton fez grande defesa após chute colocado de Mateus Vital. Na sequência do primeiro tempo, o Galo se acertou e conseguiu anular as chegadas corintianas, com grande trabalho coletivo e concentração. O Galo também foi mais perigoso, armando contra-ataques rápidos e triangulando jogadas rápidas, principalmente pela direita, com Chará e Patric, mas também pelo meio, com Vinícius, Ricardo Oliveira e Elias. Cazares era quem deslocava o conjunto, errando lances displicentes, o que prejudicou também Fábio Santos, deixando o lado esquerdo do Atlético inefetivo para atacar. O Corinthians também tinha intensidade, mas não conseguia furar a defesa Atleticana. O placar não saiu do zero nos 45 minutos, apesar da partida movimentada.

.

Foto: Bruno Cantini / Atlético

O panorama da partida não mudou muito na segunda etapa. Os alvinegros continuaram fazendo um embate bastante interessante. O Corinthians voltou pressionando mais e aproveitou o cansaço dos pontas Cazares e Chará para conseguir espaços nas laterais, criando assim boas jogadas. Réver, Rabello e Cleiton, apesar de mais pressionados, não deixavam os paulistas marcarem o gol. O Galo continuou perigoso nos contra-ataques, mas não conseguiu mais finalizar com o mesmo perigo da primeira etapa. Conforme o tempo foi passando, os corintianos foram se cansando e começaram a dar passes de graça para os atleticanos, que rondavam a área paulista, mas, igualmente cansados, desperdiçavam as chances. O Galo começou a ceder alguns espaços e viu seus volantes levarem o cartão amarelo, tendo que parar contra-ataques perigosos do Corinthians. Geuvânio e Otero entraram no lugar de Chará e Cazares, respectivamente. O Atlético voltou a ter força pelas pontas, principalmente com Geuvânio e com o inspirado Patric, mas falhava bastante na última ação perto do gol. Mais cansados e talvez já aceitando o empate, Atlético e Corinthians já caminhavam para o empate sem gols até que Cleiton, aos 42min do segundo tempo, errou a saída de jogo e deu a bola no pé de Vital, que enfiou para Gustavo que finalizou e marcou o gol. O goleiro atleticano ficou desolado pois percebeu que já seria impossível buscar uma reação. O Galo se abriu para tentar o empate, mas era tarde demais e o placar virou com 1 a 0 para o Corinthians.

Opinião Final

Um jogo na casa do Corinthians, no dia do aniversário dos donos da casa. O roteiro de pré-jogo apontava uma catástrofe para o Atlético. Mas o Galo até jogou bem, com coragem e personalidade, surpreendendo os paulistas, e de certa maneira até jogando como se estivesse em casa. O Atlético jogou de maneira animadora, o que nos encoraja para os próximos confrontos diretos que virão a seguir. Mas o problema do Galo foi, mais uma vez, errar onde não podia. Desta vez o erro não foi coletivo ou de um jogador de linha, mas sim de um goleiro. Ironicamente, de um Cleiton que vinha em ótima fase e tinha como principal característica a sua saída de jogo. O jovem errou e deve ser cobrado por isso, mas não deve ser “pregado a Cristo” (“pregado numa estaca” – para outros) e ser esquecido pela nossa torcida. Cleiton é um excelente goleiro com técnica apurada, posicionamento diferenciado e uma boa saída de jogo. Claro que foi seu erro que custou o precioso ponto em São Paulo, mas o arqueiro é jovem e já salvou o Atlético em muitos momentos complicados. Que aprendamos com os nossos erros e fiquemos animados com o surpreendente nível de exibição apresentado pelo Atlético em Itaquera. Às vezes o futebol é cruel e um erro em toda a partida pode te massacrar, mas temos sim motivos para sair com um sorriso no rosto. Bola pra frente, Galo!

Ficha Técnica

CORINTHIANS 1 X 0 ATLÉTICO

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 1 de setembro de 2019 (domingo)
Horário: 19h00min (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-Fifa) e Leone Carvalho Rocha (GO-Fifa)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR-Fifa)
Cartões amarelos: (Corinthians) Elias (Atlético-MG)

Gol:: Gustavo (COR-43 minutos do 2º tempo)

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Ralf e Júnior Urso; Pedrinho (Janderson), Mateus Vital e Clayson (Jadson); Vagner Love (Gustavo)

Técnico: Fábio Carille

ATLÉTICO: Cleiton, Patric, Rever, Igor Rabello, Fábio Santos, Jair, Elias, Cazares (Otero), Vinícius (Nathan), Chará (Geuvânio), Ricardo Oliveira
Técnico: Rodrigo Santana

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *