Galinho é surpreendido pelo River-PI e perde na estreia da Copinha 2020

Fala, galera! Tudo bem com vocês? Depois de um tempo parada, a coluna sobre a categoria de base do Atlético está de volta! Eu sou Christiano Rodrigues, comentarista do TV Espora 13 e também colunista responsável por acompanhar as equipes de base do Galo.

Bom, agora que já me apresentei, vamos ao assunto de hoje: a derrota do Galinho na primeira rodada da fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. Pois é, meus amigos, o time alvinegro foi surpreendido pelo River, do Piauí, e começou a sua trajetória na maior competição de base no Brasil, com um grande vexame.

A equipe do técnico recém-chegado Marcos Valadares não apresentou um futebol nada animador e vamos falar bastante sobre isso aqui. O Galinho entrou em campo com alguns nomes interessantes, que há muito tempo vem se destacando na base do clube, como o zagueiro Isaquem, o agora volante Matheus Stockl e os atacantes Thiago Juan, e Guilherme. O primeiro citado anotou gols importantes no Brasileiro Sub-20 do ano passado, já Stockl, que sempre atuou como zagueiro, tem muitas convocações para as seleções de base do Brasil e os atacantes foram bem na campanha da Taça BH Sub-17 em 2018, a qual o time alvinegro da categoria se sagrou campeão sobre o Fluminense. Mas, nenhum desses jogadores conseguiu evitar a derrota do Galo para o River-PI.

Sobre o jogo

Foto: Pedro Souza

No primeiro tempo, o River-PI já mostrou que poderia complicar a vida do Galinho na estreia. O tricolor do Piauí levou muito perigo à zaga e à meta alvinegra, principalmente com Daniel Bagaceira, pelo lado-direito, nas costas do lateral-esquerdo Kevin, o primeiro jogador contratado para o sub-20 na Gestão Sette Câmara, em 2018, ainda com o Marques como diretor da base.

Pressionado durante toda a primeira etapa, até conseguiu ir para o intervalo com o zero a zero no placar, porém, os comandados de Marcos Valadares, foram surpreendidos logo aos 2 minutos do segundo tempo, Erick Pulga, passou com facilidade por quatro jogadores do Atlético, driblou o goleiro Jean e marcou um belo gol, abrindo o marcador em Taubaté.

Após sofrer o gol, o time atleticano continuou muito mal em campo, desorganizado e mal posicionado em vários momentos, o que originou outros ataques perigosos da equipe adversário, inclusive um gol que foi bem anulado pelo bandeirinha. O River-PI soube administrar bem o resultado e saiu com a vitória de forma muito merecida.

Próximo jogo

O Galinho volta a campo na próxima segunda-feira, às 15h, para enfrentar o Capital, do Tocantins. Já o River-PI, enfrenta o atual líder do grupo 23 da Copinha, o Taubaté, no mesmo dia, mas às 12h45.

O que esperar para o futuro?

Bom, o que vimos hoje na estreia da Copa São Paulo é para ligar o sinal de alerta. Claro, é importante destacar que é um começo de trabalho, muitos jogadores que estariam na Copinha deste ano subiram para o time profissional ou fazem parte do time de transição criado pela atual diretoria da base comandada por Júnior Chávare. Mas, mesmo sem os jogadores que subiram, era obrigação vencer o River-PI, assim como é obrigação vencer os dois outros jogos que o time tem pela frente.

Agora, vamos aos fatos, o Atlético, que dá tudo do bom e do melhor para os jogadores profissionais e também da base não pode perder para o River-PI de forma nenhuma. Mesmo perdendo vários titulares, de técnico novo e todas as outras desculpas que podem e serão usadas por muita gente, é inadmissível ser derrotado por uma equipe não tem nem de perto uma estrutura como a do Galo.

O Atlético na década passada, revelou pouquíssimos jogadores e não só pela escuridão que era a categoria de base do Atlético na época de André Figueiredo, por exemplo, mas, também, pela falta de paciência da torcida em muitos momentos. Temos que cobrar melhorias para que surjam mais talentos oriundos dos times juniores. Títulos são importantes, claro, mas o principal objetivo dessas equipes é revelar jogadores e levá-los ao grupo principal e assim, o time ter um retorno técnico e financeiro com essas jóias.

Um grande abraço, massa atleticana! Nos encontraremos na próxima semana com uma boa vitória do Galinho e com mais informações sobre a base alvinegra!

Esporada neles, Galo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *