Atlético se impõe e derrota o Flamengo na estreia do Brasileiro

O Jogo

Uma hora antes da partida, na divulgação da escalação oficial, já houveram surpresas protagonizadas por Sampaoli: Keno e Marrony, antes titulares, começariam no banco, Marquinhos iniciaria titular, Guga estava de volta à lateral direita e o time jogaria em um esquema de três zagueiros, com Rabello, Alonso e Gabriel. No jogo, o que vimos foi um Atlético que, mesmo com formação diferente, não fugiu às características ousadas de seu treinador. Mesmo sofrendo pressão do Flamengo, que teve chance claríssima com Bruno Henrique logo aos 7 minutos, o Galo não se escondia do jogo e buscava se impôr frente a seu forte adversário. E já aos 23 minutos, a ousadia Atleticana foi recompensada. Em trama pelo lado esquerdo, Guilherme Arana cruzou bem, e o lateral rubro-negro Filipe Luís mandou a bola contra o próprio patrimônio, marcando gol contra. Mesmo com a agora vantagem no placar, o Galo manteve sua postura audaciosa. Mas o Flamengo cresceu no jogo, e criou chances perigosas para empatar, obrigando os defensores Alvinegros a trabalhar pesado. O Galo ainda teve chance de fazer o segundo gol com Savarino que, cara a cara com o goleiro Diego Alves, perdeu grande chance.

Fotos: Pedro Souza / Atlético

Se o Atlético sofreu certa pressão no primeiro tempo, quase não foi incomodado no segundo. As alterações táticas surtiram efeito, e o time visitante dominou as ações no Maracanã, quase como se jogasse no Mineirão. O Flamengo, já pressionado, abusava das ligações diretas e não conseguia construir no chão, graças ao posicionamento Atleticano. Nathan chegou a marcar o segundo gol (um lindo gol de cobertura, aliás), mas a jogada foi bem anulada por impedimento. O time rival teve uma chegada de perigo, quando Gabriel recebeu bola cara a cara com goleiro, Rafael saiu bem do gol, mas o atacante reclamou de pênalti sofrido por Alonso. O lance chegou a ir para o VAR, porém nenhuma infração foi marcada. O Flamengo até esboçou um “abafa” nos minutos finais, mas sucumbiu à boa marcação Atleticana, confirmando os 3 pontos na estreia, e a boa atuação Alvinegra.

Opinião Final

A tarde de domingo não podia ser melhor para a Massa Atleticana. Uma vitória com boa exibição é algo especial, e tivemos muitos motivos para sorrir. Mesmo sofrendo alguma pressão, inclusive com algumas falhas defensivas a serem corrigidas, o Galo soube se portar diante do Campeão Brasileiro de 2019. Jogou sem medo, foi competitivo, extremamente concentrado e conseguiu ser superior a um rival forte. A defesa jogou bem, apesar de alguns vacilos, os laterais foram bem e, principalmente Guilherme Arana chamou novamente a atenção. Que grande acerto foi a contratação deste jogador, que preenche uma lacuna de laterais esquerdos que existia desde a saída de Douglas Santos em 2016. Allan distribuiu bem, Nathan fez boa partida novamente, e, lá na frente, Marquinhos e Savarino ameaçaram e se movimentaram bem. O time fez uma boa exibição geral, os jogadores que entraram no segundo tempo foram bem (tirando Hyoran), e o que mais impressionou foi a falta de medo dos Atleticanos. Fazia muito tempo que não víamos o Galo jogar com esta postura contra um adversário de topo. Foi uma exibição animadora, e demos uma Esporada neles, Galo!

Ficha Técnica

FLAMENGO 0 X 1 ATLÉTICO
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 09/8/2020, às 16h
Árbitro: Raphael Claus (FIFA);

Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP).
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Gabriel (CAM); Bruno Henrique, Pedro (FLA)

GOL: Filipe Luís 23′ 1º (0-1);

FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson (Vitinho, 34′ 2Tº), Arrascaeta (Pedro, 15′ 2) e Everton Ribeiro (Michael, 27′ 2ºT); Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Domènec Torrent

ATLÉTICO: Rafael, Guga, Gabriel (Jair, 42′ 1ºT), Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Alan Franco (Hyoran, 22′ 2Tº) e Nathan (Keno, 32′ 2ºT); Savarino (Bueno, 22′ 2ºT) e Marquinhos (Marrony 22′ 2ºT) Técnico: Jorge Sampaoli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *