Atlético empata diante do América-MG na primeira partida da final do Campeonato Mineiro

O Jogo

O primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro 2021 terminou sem gols. Atlético e América chegavam em situações diferentes, já que os Alvinegros haviam jogado 72 horas antes pela Libertadores e enfrentado todos os contratempos em Barranquila, enquanto os Americanos vinham de uma semana inteira de treinamentos. A vantagem inicial, porém, era dos visitantes, que tinham a possibilidade de empatar no jogo de ida para obrigar o América a vencer na volta, condição adquirida por serem o 1º lugar na fase de grupos do Campeonato. Cuca poupou Keno e Jair, mas também deixou de relacionar Dylan e Zaracho (este voltando de lesão e sendo preparado para as próximas semanas). Nesse contexto, o time titular veio mudado, com a presença de Réver no lugar de Jair, e Dodô na lateral esquerda para Arana atacar.

Os 45 minutos iniciais foram mornos, com leve vantagem do Galo. O time defendia com três zagueiros e Réver avançada ao ter a bola. A defesa funcionava bem, mas o ataque não conseguia conectar muitos lances. Os jogadores buscavam tirar o ritmo do jogo e atrair o América, e quando os chutões não eram necessários, até nascian jogadas promissoras, mas que paravam ora na marcação do América e ora nos próprios erros técnicos dos jogadores.

A única jogada, de mais perigo para o Galo, veio dos pés de Hulk, que na pequena área viu seu chute ser travado pela defesa. O camisa 7, aliás, era uma das poucas peças a se destacar no ataque, mas mesmo ele cometia mais erros que acertos O América só foi dar um chute já aos 42 minutos, mas a bola quase saiu do estádio.

Voltando para o segundo tempo, Cuca promoveu a entrada de Allan para substituir Réver. O Atlético demorou um pouco a assimilar o novo América, mais intenso, mas ainda conseguia prevalecer defensivamente e criar alguns lances de perigo, mas sem converter.

As duas melhores chegadas dos mandantes foram defendidas por Everson, um dos melhores Alvinegros em campo. Sasha foi ao jogo, substituindo Dodô. O camisa 18 teve a melhor chance do jogo, ao cabecear bola no segundo pau, em cobrança de escanteio, mas ver sua jogada ser bloqueada por Zé Ricardo.

Já na metade final da partida, a realidade mudou contra o Galo. Allan teve que fazer falta para evitar um contra ataque perigosíssimo do América, recuperando cruzamento de escanteio do Atlético, e como o volante era o último jogador de linha antes do goleiro, foi expulso. Cuca foi obrigado a recuar seu time, e sacou Nacho Fernández e Hulk, para as entradas de Alan Franco e Hyoran, respectivamente.

A ideia passou a ser exclusivamente se defender. Os Atleticanos cederam poucos espaços, mas erraram muitas saídas de jogo, criando um efeito de “bate e volta” contra si mesmo. Mas a defesa ainda assim prevaleceu, e a batalha terminou empatada no primeiro jogo da Final do Campeonato Mineiro.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG - Atlético empata diante do América-MG na primeira partida da final do Campeonato Mineiro
Foto: Pedro Souza / Atlético

Ficha Técnica

AMÉRICA-MG 0 X 0 ATLÉTICO
Data/Hora: 16 de maio de 2021, às 16h (Brasília)
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte(MG)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Assistentes: Ricardo Junio de Souza e Frederico Soares Vilarinho
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Cartões amarelos: Junior Alonso, Guilherme Arana, Guga, Everson, Diego Tardelli (CAM)
Cartões vermelhos: Allan (CAM)
Gols:

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Eduardo Bauermann, Anderson Jesus e Marlon; Zé Ricardo (Ramon), Juninho (Leandro Carvalho), Alê, Bruno Nazário (Ademir) e Felipe Azevedo (Ribamar); Rodolfo (Lohan). Técnico: Lisca

ATLÉTICO: Everson; Guga, Igor Rabello, Réver (Allan), Junior Alonso e Dodô (Eduardo Sasha), Guilherme Arana; Tchê Tchê e Nacho (Hyoran); Savarino (Diego Tardelli) e Hulk (Alan Franco). Técnico: Cuca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *