O temido “Estadinho da Colina”: o primeiro estádio construído pelo Galo

O Clube Atlético Mineiro já teve sua casa em Belo Horizonte: o Estádio Presidente Antônio Carlos. Conhecido como “Estadinho da Colina”, carinhosamente  apelidado devido a sua localização, tinha capacidade para um público de 5.000 torcedores.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG - O temido "Estadinho da Colina" o primeiro estádio construído pelo Galo
Foto: Divulgação/Internet

O Galo mandou seus jogos neste local entre 1929 e 1968. Um detalhe curioso era que os alojamentos para as categorias de base eram debaixo da arquibancada. Grandes craques passaram por lá, entre eles Reinaldo, Cerezo e Guará.

Nesse estádio, o Galo escreveu várias histórias, como o torneio dos campeões realizado em 1937. O torneio contava com os campeões estaduais da região sudeste e o Galo se sagrou campeão nesta temporada, derrotando na final o Rio Branco do ES.

Jornal dos Sports – Rio de Janeiro – 1937 Capa do Jornal dos Sports, Rio de Janeiro, de 04 de fevereiro de 1937. Manchete Atlético Campeão dos Campeões do Brasil.

Com jogos memoráveis, o então “time do povo,” assim conhecido por não restringir suas arquibancadas a nenhum público especifico, continuava atraindo grandes públicos. Um desses jogos foi o de inauguração, onde o então poderoso Corinthians, bi campeão Paulista, foi derrotado de virada pelo Galo com o placar de 4×2, com direito a três gols de Mário de Castro.

O Corinthians foi escalado com: Tuffy; Grané e Del Debbio; Nerino, Amendoim e Bastos; Aparício, Peres, Valeriano, Rato e Dé Maria. O Atlético entrou em campo com: Osvaldo; Chiquinho e Binga; Cordeiro, Brant e Ivo; Dalmy, Said, Jairo, Mário de Castro e Geraldino.

O Corinthians era considerado o favorito da partida e as cinco mil pessoas presentes não lhe negavam esse favoritismo. Quando o árbitro paulista César Nunes iniciou o jogo, o Corinthians foi logo à frente. Aos 18 minutos, Valeriano marcava o primeiro gol no estádio a favor dos paulistas. O empate veio aos 35 minutos num gol de Mário de Castro fechando o primeiro tempo em 1×1.

No segundo tempo de jogo, Mário de Castro voltou a marcar e, quando Said assinou o terceiro gol, o delírio tomou conta dos torcedores. O jogo pegou fogo quando Mário de Castro ampliou o placar para 4×1. De Maria diminuiu para 4×2, mas ninguém esperava mais nada dos corinthianos.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG - O temido "Estadinho da Colina" o primeiro estádio construído pelo Galo
Foto: Divulgação/Internet

Com a construção e inauguração do estádio Estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Independência, na década de 50, o “Estadinho da Colina” foi perdendo espaço nos jogos do time profissional. A última partida foi disputada em 1968, em um amistoso entre Atlético e a Seleção da Cidade Industrial de Minas Gerais. A partida terminou com o placar de 3×0 para o Galo. Em 1996 o estádio foi demolido para construção de um Shopping.

Acervo Clube Atlético Mineiro, torre de iluminação do estádio.

Hoje, as obras da Arena MRV, futuro estádio do glorioso Clube Atlético Mineiro, seguem a todo vapor. Certamente será palco de muitas alegrias e conquistas para a massa atleticana!

 

Para mais informações do Atlético, siga o Espora 13 nas redes sociais:

Esporada neles Galooooooooooooo!!!

Leonardo Oliveira

Historiador, Pós Graduado em História do Brasil, apaixonado pelo Clube Atlético Mineiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *