América: o terreiro do Galo! A história dos confrontos do Atlético nas Oitavas da Libertadores

O Time Alvinegro vem demonstrando sua força em território Sul americano acumulando onze participações na Copa Libertadores da América. Nas ultimas nove edições, o Galo esteve presente em sete delas e apenas na participação de 2019 o time não passou da fase de grupos. Seguem as participações:

 

1972 –       FASE DE GRUPOS

1978 –       SEMIFINAL

1981 –       FASE DE GRUPOS

2000 –       QUARTAS DE FINAL

2013 –       CAMPEÃO

2014 –       OITAVAS DE FINAL

2015 –       OITAVAS DE FINAL

2016 –       QUARTAS DE FINAL

2017 –       OITAVAS DE FINAL

2019 –       FASE DE GRUPOS

 

A primeira vez que o time avançou além da fase de grupos foi em 1978. Naquela edição, o formato de disputa não era como nos moldes atuais e mesmo assim o Galo fez bonito! Estava no grupo três ao lado de São Paulo, União Espanhola (Chile), Palestino (Chile). Fez linda campanha na fase de grupos e terminou em primeiro lugar.

Atlético 1 x 1 São Paulo – Mineirão (Belo Horizonte – BRA)

União Espanhola 1 x 1 Atlético –    Nacional (Santiago-CHI)

Palestino 4 x 5 Atlético – Nacional (Santiago – CHI)

São Paulo 1 x 2 Atlético – Morumbi (São Paulo – BRA)

Atlético 5 x 1 União Espanhola – Mineirão (Belo Horizonte-BRA)

Atlético 2 x 0 Palestino – Mineirão (Belo Horizonte – BRA)

O Galo avançou ao triangular, em que o primeiro colocado faria a final em dois jogos. Nessa ocasião, enfrentando Boca Juniors e River Plate, o Galo não conseguiu seguir adiante na competição.

Libertadores 1978. Foto: Divulgação/Internet

Já nos anos 2000, o Galo avançou às oitavas de final tendo como adversário o Atlético Paranaense em Belo Horizonte. A partida foi vencida por 1×0 com gol do centroavante Guilherme aos 25 min do primeiro tempo ao escorar o cruzamento do lateral direito Bruno.

A partida de volta, nove dias depois, na Arena da Baixada, em Curitiba, foi vencida pelos paranaenses por 2×1. Ainda não havia o gol fora de casa como critério de desempate e a decisão da vaga nas quartas de final foi nos pênaltis. Deu Galo, que venceu por 5 a 3 e avançou às quartas de final.

Libertadores 2000 Galo e Atlético PR Foto: Divulgação/Internet

A gloriosa campanha de 2013 foi marcada por grandes jogos e viradas históricas. Nesse contexto, o Galo pegou o São Paulo nas oitavas. Antes, as duas equipes se enfrentaram na fase de grupos e o tricolor Paulista se classificou na ultima rodada com uma vitória sobre o Galo por 2×0 no Estádio Morumbi. O jogo foi recheado de provocações e os paulistas ganharam moral para a próxima fase, onde novamente Galo e São Paulo mediriam suas forças.

Na primeira partida pelas oitavas no Estádio Morumbi, Jadson abriu o placar para os paulistas aos 8′ do primeiro tempo. O tricolor paulista cresceu na partida e pressionava o Galo. Mas aos poucos o jogo foi se equilibrando e Ronaldinho Gaúcho empatou para o Galo aos 41′ com um gol de cabeça. A virada era questão de tempo e ela veio com o gol de Diego Tardelli aos 13′ do segundo tempo.

Na partida de volta, em Belo Horizonte, o Galo protagonizou aos paulistas a pior derrota em fases de mata-mata na Copa Libertadores. O massacre no Independência terminou com o placar de 4×1 para o alvinegro com gols de Jô, aos 18′ do primeiro, aos 17′ e aos 24′ do segundo tempo e Diego Tardelli aos 19′ do segundo tempo. Luis Fabiano descontou para os paulistas aos 30′ do segundo tempo. Mas já era tarde e naquela noite o Galo levou a classificação com direito à famosa frase de Ronaldinho: “Quando está valendo, está valendo”, em resposta as provocações dos paulistas.

Libertadores 2013 Foto: Divulgação/Internet

Nas edições seguintes que participou – 2014, 2015, 2017 – o galo ficou nas oitavas de final, com derrotas para: Atlético Nacional – COL (2014), Internacional – (2015) e Jorge Wilstermann – BOL (2017). Em 2016, o Galo avançou às quartas de final quando passou pelo Racing – ARG.

ATLÉTICO MG E RACING – 04/05/2016 – Foto: Divulgação/Internet

Nesta edição de 2021, o Galo terá novamente um time argentino pela frente: o Boca Juniors. O jogo de ida terminou com o placar de 0x0 no La Bombonera. Agora o Galo vai com tudo para avançar às quartas de final, nessa terça (20/07/2021), e assim seguir marcando a história da Copa Libertadores da América “com muita raça e amor”.

 

Para mais informações do Atlético, siga o Espora 13 nas redes sociais:

Esporada neles Galooooooooooooo!!!

Leonardo Oliveira

Historiador, Pós Graduado em História do Brasil, apaixonado pelo Clube Atlético Mineiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *