Galo e Boca: duelo de gigantes na história da América!
No próximo dia 13/07/21, Galo e Boca farão uma das partidas mais aguardadas nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, as duas equipes já se enfrentaram sete vezes na história, com ligeira vantagem para o Boca, veja os confrontos:
24/09/1978 – Atlético 1 x 2 Boca Juniors – Copa Libertadores
05/10/1978 – Boca Juniors 3 x 1 Atlético – Copa Libertadores
05/09/1985 – Atlético 0 x 0 Boca Juniors – Amistoso
14/07/1993 – Atlético 0 x 0 Boca Juniors – Copa Ouro
22/07/1993 – Boca Juniors 1 x 0 Atlético – Copa Ouro
01/11/2000 – Atlético 2 x 0 Boca Juniors – Copa Mercosul
07/11/2000 – Boca Juniors 2 x 2 Atlético – Copa Mercosul
O primeiro embate entre as duas equipes na Copa Libertadores da América ocorreu em 1978. A equipe alvinegra avançou ao triangular semifinal, encarando os argentinos do Boca Juniors e River Plate. O Galo sofreu três derrotas e venceu apenas o River, no Mineirão.
As lesões e a catimba argentina foram obstáculos para o time. “O Atlético teve muitas contusões de uma fase para outra. Eu mesmo tive uma no punho que me deixou fora por muito tempo. Nosso time perdeu muito a condição da primeira fase. E, claro, não é fácil enfrentar as equipes argentinas. Em La Bombonera foi muito complicado. Eles demoraram 30 minutos para entrar no jogo e liberaram uns 40 torcedores mirins no campo. A gente estava aquecendo e eles vinham correndo, chutavam a nossa canela. Foi uma catimba daquelas”, descreve João Leite. O Boca venceu o alvinegro no Mineirão pelo placar de 2×1, na partida de volta. Na Argentina o Galo foi novamente derrotado pelo placar de 3×1.
Na terça feira, as equipes vão se reencontrar após 20 anos do último duelo entre elas. Naquela ocasião, o Galo levou a melhor. Era semifinal da Copa Mercosul, após garantirem classificação para o mata- mata da Copa, Galo e Boca se enfrentaram nas quartas de final. No Mineirão, o Galo dominou as ações e venceu por 2 a 0, com gols de Marques, e Cápria, este em linda cobrança de falta.
No dia em questão o Galo escalado assim: Velloso, Bruno, Cápria, Cláudio Caçapa e Ronildo; Valdir Benedito, Cleisson, Caico (Lincoln) e Ramon Menezes (Valdir); Guilherme e Marques; Técnico: Nêdo Xavier.
No La Bombonera o cenário foi diferente. O Boca pressionou e no começo do jogo Barijho abriu o placar. Ainda na etapa inicial, Caçapa aproveitou cruzamento rasteiro de Caíco para empatar. Os argentinos, no entanto, voltaram a comandar o placar no fim do primeiro tempo com mais um gol de Barijho. Na etapa final, o Boca foi para cima do Atlético, que se segurou até os acréscimos. No fim, após cobrança de escanteio, a defesa alvinegra afastou e André Neles foi lançado, o atacante ganhou na velocidade dos defensores, driblou o goleiro Abbondanzieri, que tentou interceptar a jogada no meio-campo, e finalizou para o gol vazio para garantir a histórica classificação do Galo com o empate por 2×2.
Amanhã Galo e Boca realizarão um novo duelo no Mineirão. O Alvinegro vai com tudo para esse embate com os argentinos a fim de seguir firme rumo ao bicampeonato do torneio continental.
Para mais informações do Atlético, siga o Espora 13 nas redes sociais:
Esporada neles Galooooooooooooo!!!