Galo FA realiza seletiva para seleção de novos talentos
Foto: Lethy Guerra Fotografia
Salve, salve nação alvinegra!
A temporada 2019 do Galo FA começou. Os atletas voltaram com foco total no treinamento, os coaches estão colocando em prática os novos treinamentos e jogadas, e a diretoria continua seu trabalho de reforçar o excelente elenco alvinegro. E para descobrir novos talentos para o Futebol Americano no Brasil, foi organizada uma seletiva de atletas que irão compor as equipes de base e desenvolvimento.
A data escolhida para esta seletiva foi o último sábado, dia 23 de março, sendo realizada na Arena Pitangui, no bairro Lagoinha em Belo Horizonte. Ao todo, compareceram aproximadamente 80 candidatos que, se aprovados, irão integrar o elenco alvinegro e serão treinados por alguns dos jogadores campeões nacionais, liderados pelo coach Roger (RG).
Mais fotos da seletiva na página Lethy Guerra Fotografia
O processo de seleção iniciou-se com uma explicação de todos os drills (treinos) de habilidades, e foi comandado pelo coach RG. Após todas as explicações, todos os candidatos iniciaram o aquecimento físico, seguindo os ensinamentos do coach de ataque Thiago. Para finalizar, todos realizaram flexões de braço regidos pelo coach Sargento Cassiano.
Mais fotos da seletiva na página Lethy Guerra Fotografia
A seletiva foi composta por 5 drills, divididos em estações ao longo de um dos campos da Arena Pitangui. O primeiro drill na entrada do campo era o de supino reto. Este drill tem como objetivo verificar a força dos membros superiores do candidato. O exercício consiste em realizar o maior número de repetições que o atleta consiga aguentar, utilizando ou não pesos na barra. Os pesos variavam até 20Kg em cada lado.
Mais fotos da seletiva na página Lethy Guerra Fotografia
O segundo drill era o 5-10-5. Ele consiste em medir a agilidade e explosividade em uma curta distância. No campo foram dispostos 3 cones em linha reta, a uma distância de 5 jardas entre eles. O atleta começa no cone do meio, corre em direção a um dos cones laterais e encosta a mão no cone, depois corre para o cone da outra extremidade também encostando a mão nele, e finaliza o tempo correndo e ultrapassando o cone central.
Mais fotos da seletiva na página Lethy Guerra Fotografia
O terceiro drill em campo era o de salto horizontal. Este exercício serve para avaliar a força e explosão dos membros inferiores. O candidato se alinha em uma posição pré-definida e totalmente parado. Copiando os movimentos do salto em distância, ele deverá saltar o mais longe possível em apenas um movimento.
Mais fotos da seletiva na página Lethy Guerra Fotografia
Ao lado está o quarto drill, que é o chamado 3-cone. Ele é um exercício que além de medir a agilidade do atleta, também serve para avaliar a capacidade de mudança de direção do mesmo. Neste drill, 3 cones são dispostos em “L” no campo, a uma distância de 5 jardas entre eles. O candidato se posiciona no cone inicial, corre até encostar a mão no cone do meio, retorna ao cone de inicio e o toca, volta em direção ao segundo cone o contornando em um movimento de 90º em direção ao terceiro cone. Ao chegar neste terceiro cone, ele deverá contorna-lo para voltar em direção ao segundo cone, o contornará em um movimento de 90º novamente e finalizará o exercício ultrapassando o cone inicial.
Mais fotos da seletiva na página Lethy Guerra Fotografia
O quinto e último drill é o Tiro de 40 jardas. Este tiro serve para avaliar velocidade e força de explosão do atleta em campo. O candidato se alinha no início dos cones, em posição de corrida. Depois ele inicia a corrida percorrendo as 40 jardas (aproximadamente 36,56 metros) demarcadas no campo no menor tempo possível.
Todos os candidatos utilizaram um crachá que continha seus dados pessoais, e campos para serem anotados todos os resultados dos drills. Ao todo foram dadas duas chances de avaliação em cada exercício em campo. No final da seletiva, todos os candidatos devolveram seus crachás para que o staff alvinegro selecione os mais bem avaliados para fazer parte da base do Galo FA.
Após o evento, o coach Thiago falou sobre o que ele achou do nível dos candidatos que participaram da seletiva. “Olha, achei que o nível foi melhor do que da última, algumas pessoas já praticavam o esporte, então ajudou um pouco. Mas ainda tem muitas pessoas que nunca ouviram falar do FA, nunca tinham feito nenhum teste assim, então tiveram mais dificuldade. Mas acho que foi um nível bom, deu pra galera entender um pouquinho do que a gente passa dentro de campo e a força que a gente tem que ter dentro de campo”.
Carlos, outro membro do staff do Galo FA, também avaliou o nível dos candidatos desta seletiva. “Olha, esse ano parece que a galera andou treinando, acho que o povo começou a acompanhar mais o FA e a galera veio mais preparada. Veio uma galera muito boa aí agora e o Galo vai estar preparado na base agora, vai estar bem boa”.
Jeferson, um dos candidatos para integrar o elenco do Galo, nos deu sua impressão sobre os treinamentos avaliados nesta seletiva. “A seletiva foi um pouquinho puxada, pra quem não tem costume de fazer outro esporte físico. Mais puxado mesmo foi o do supino, dá aquele peso no braço, dá aquela tremida, tem que ser forte, mas nada que a raça não supere”.
Lucas, outro dos candidatos nesta seletiva, também nos passou suas impressões dos drills realizados em campo. “Os drills aqui são ótimos, são bacanas. Pra quem gosta de esporte esse aqui é um bom começo para você vir e testar sua capacidade, para ver se você é capaz de conquistar seus sonhos. Isso aqui é o começo de tudo hein, é isso aí”.
O resultado desta seletiva será publicado na primeira semana de abril, sendo divulgado nas redes sociais do Galo FA. Assim que for publicado, nós do Espora 13 iremos repassar para todos que nos acompanham em nosso site e nas mídias sociais.
Uma boa sorte a todos os candidatos, um efusivo abraço e ESPORADA NELES GALO!!!