Galo goleia o CSA e se mantém na Vice-liderança do Brasileirão

O Atlético recebeu o CSA-AL no Independência, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Embalados pela vitória diante do Unión La Calera (CHI) quatro dias antes, os jogadores do Galo foram a campo para defender a segunda posição no campeonato, torcendo por um tropeço do Palmeiras para, caso vencessem o CSA, poder terminar a rodada na liderança.

 

O jogo

 

O Galo já começou a partida de forma intensa. Com cinco minutos de jogo, já havia obrigado o goleiro Jordi a fazer duas defesas, além de ter marcado um gol, que foi anulado (bem anulado por sinal), com Alerrandro. Impressionou não só o domínio de posse de bola do Atlético, mas também o ataque pelos espaços. Chará, Cazares e Alerrandro infernizavam a defesa do CSA, enquanto Luan e Elias vinham sempre de trás com velocidade. O quarteto ofensivo composto por Luan, Cazares, Chará e Alerrandro se mostrou muito entrosado, conseguindo articular jogadas com velocidade e com bons passes e movimentações. Vindos de trás, os laterais Fábio Santos e Patric davam opção ofensiva, criando ainda mais problemas para os visitantes. Chará acertou a trave dos alagoanos, ao fazer grande jogada partindo de trás, driblando, invadindo a grande área e finalizando rasteiro. Pouco tempo depois, saiu o gol alvinegro. Alerrandro recebeu belo passe pelo meio e só foi parado com pênalti. Fábio Santos cobrou, o goleiro Jordi chegou a tocar na bola, mas ela entrou. Com vantagem no placar, o Galo não recuou, continuou se impondo, e foi premiado novamente poucos minutos após o primeiro gol. Cazares cobrou falta na entrada da área, e a bola entrou no ângulo. Golaço do camisa 10, e dois tentos a zero no placar. Mesmo com 2 a 0 a favor, o Galo não abriu mão de jogar, só que agora mantendo mais a posse de bola. Os jogadores alvinegros demonstraram tranquilidade e bom posicionamento, trocando passes com qualidade desde o campo de defesa até o ataque. O CSA ensaiava pressão na saída de bola, mas era facilmente dominado. O Atlético criou mais algumas chances, mas o primeiro tempo terminou sem mais gols.

Foto: Bruno Cantini / Atletico.

Antes que todos pudessem fazer uma análise quanto a como os times haviam voltado para a segunda etapa, o Galo já marcou mais um gol. Chará recebeu na área, ganhou do zagueiro e bateu rasteiro marcando o terceiro gol do Alvinegro, para festa total na arquibancada. Ainda mais na frente no placar, o mandante recuou um pouco suas linhas de marcação e deu a bola para o CSA por alguns momentos. O time visitante, entretanto, errava demais e parava na boa marcação atleticana. Vendo um jogo mais favorável para contra-ataques em velocidade, Rodrigo Santana sacou Luan e Chará, colocando em campo, respectivamente, Vinícius e Geuvânio. O primeiro fez um jogo mediano, finalizando com perigo algumas vezes, enquanto o segundo causou problemas para a defesa dos visitantes, dando bons dribles e sendo ágil, ainda dando grande passe para Alerrandro que, cara a cara com o goleiro, bateu por cobertura e acertou a trave. O Galo, soberano na partida, controlou o jogo mantendo a posse de bola, com direito a “Olé” gritado pelos torcedores presentes no Estádio do Independência. Confiante, o Atlético fez ainda mais um gol, sacramentando a goleada. Patric fez grande jogada pela direita e tocou para Alerrandro. O centroavante fez o pivô e escorou para o volante Adílson mandar para as redes. O gol fechou a partida com goleada atleticana e uma grande exibição em campo. O próximo compromisso do Galo agora é contra o Santos, na próxima quinta-feira, em jogo de volta da Copa do Brasil.

 

Opinião final

 

O Galo mostrou um futebol coletivo impecável, como não víamos há tempos. Todos os setores (defesa, meio e ataque) se ajudaram, e o Galo defendeu e atacou de forma compacta. Com um coletivo forte, todos os atletas se destacaram. Mas o destaque especial vai para Patric, fazendo uma de suas melhores exibições com a camisa do Atlético; Cazares e Chará, os quais desfilaram qualidade técnica em campo; e para Alerrandro, que não fez gols, mas foi importante por seu posicionamento. O sistema defensivo funcionou bem, facilitando a vida do goleiro Victor e transmitindo confiança e vigor. O treinador Rodrigo Santana vai dando um senso coletivo e organizacional interessantes e bem trabalhados, passando a equipe de um modelo de jogo defensivo para um modelo de jogo de proposição com sucesso.

 

Ficha técnica

 

Atlético-MG 4 x 0 CSA

Data/Hora: 2/6/2019, às 19h (horário de Brasília)
Local: Independência, Belo Horizonte/MG
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de Matos e Jucimar dos Santos Dias (BA)
Cartões amarelos: Apodi e Gérson (CSA)
Público e renda: 14.116 presentes / R$ 213.575,00.

Gols: Fábio Santos (Pênalti), aos 19’ do 1º tempo; Cazares, aos 22’ do 1º tempo; Chará, aos 4′ do 2º tempo; e Adílson, aos 30’ do 2º tempo.

 

Escalações

Atlético-MG: Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Adílson, Elias (Bruninho, aos 40’ do 2º tempo) e Luan (Vinícius, aos 18’ do 2º tempo); Cazares, Chará (Geuvânio, aos 18’ do 2º tempo) e Alerrandro. Técnico: Rodrigo Santana.

CSA: Jordi; Apodi (Celsinho, aos 35’ do 2º tempo), Gerson, Luciano Castán e Carlinhos; Dahwan, Naldo, Didira (Cassiano, aos 11’ do 2º tempo), Maranhão (Victor Paraíba, aos 24’ do 2º tempo) e Matheus Sávio; Patrick Fabiano. Técnico: Marcelo Cabo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *