Em jogo de tempos distintos, Atlético empata com América-MG na volta do Mineiro

Após 4 meses, muitas contratações e saída de jogadores, semanas de saudade sem futebol, o Galo volta a disputar uma partida de maneira oficial. O Alvinegro enfrentou o América-MG, no Independência, pela penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. O mando de campo foi do rival.

O Jogo

A tônica do primeiro tempo da partida foi um Atlético ofensivo, jogadas lateral, e com ideias de jogo diferentes do que o torcedor vinha encontrando nos últimos tempos. Os Atleticanos priorizavam a posse de bola e a amplitude do time, com jogadores ocupando o máximo possível de espaços em campo. Pelas pontas, Marquinhos e Savarino se destacavam, criando jogadas e confundindo a defesa rival. E o esquema com Fábio Santos um pouco mais recuado pela esquerda, ajudou o Galo a dominar a primeira etapa e praticamente não ser ameaçado. Já na metade do primeiro tempo, o Atlético chegou ao gol, no estilo de Jorge Sampaoli: posse de bola, passes rápidos, e manutenção dessa posse até o encontro de um jogador livre com espaço. E esse jogador foi Marquinhos, que pela esquerda cruzou para a área e Nathan, aparecendo de surpresa na área, cabeceou para as redes. O América-MG só foi melhorar um pouco após a parada técnica, mas esbarrava na defesa Alvinegra e era incapaz de arriscar. O primeiro tempo terminou com 1 a 0 para o Galo, e uma boa exibição.

Fotos: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético

Como o título deste pós-jogo já alerta, a partida no Estádio Independência teve tempos distintos. E foi exatamente o que aconteceu nos últimos 45 minutos. O Atlético não conseguiu repetir a boa atuação, viu o América se ajustar ao seu estilo de jogo e teve problemas para sustentar o placar. O time rival acertou a marcação nas pontas, dificultando o jogo de Marquinhos e Savarino, e passou a atacar mais. O Atlético, com maior dificuldade, assustava pouco, e começava cada vez mais a contar com as defesas do goleiro Rafael. O camisa 12 começou a protagonizar um verdadeiro espetáculo, distribuindo boas defesas, e mostrando que merece espaço na meta sob o comando de Sampaoli. Entretanto, sofrendo pressão, o Atlético acabou sofrendo o gol da maneira menos esperada possível. Fábio Santos tentou afastar a bola do América, acabou se enrolando com Junior Alonso deixando Vitão apareceu livre para empatar. O gol rival trouxe uma infeliz justiça ao placar. A situação poderia ter sido pior, uma vez que o Atlético seguiu inofensivo e o América chegou a ter mais chances. Mas as duas equipes não conseguiram marcar e ficaram no empate, no fim de tarde no bairro do Horto.

Opinião Final

É difícil analizar o Atlético coletivamente, pois foi apenas a primeira partida oficial após quatro meses sem futebol. E um agravante é que o elenco Alvinegro mudou demais, o que impossibilita qualquer vantagem graças ao entrosamento. Dos reforços trazidos durante a pausa da pandemia, dois começaram jogando (Alonso e Marrony) e dois entraram durante a partida (Allan Franco e Léo Sena). Dos poucos destaques que podem ser citados, vimos que o Atlético realmente tem um potencial interessante. O que vimos nos primeiros 45 minutos foi uma ideia do que Sampaoli poderá implementar, com uma ideia de jogo ofensiva, com posse de bola e verticalidade. Entretanto, nos 45 minutos finais vimos que ainda falta ritmo para o time, e que nosso treinador precisa de conhecer mais os atletas, algo que acontecerá com mais tempo de jogo e mais partidas. Fábio Santos foi, novamente, infeliz. Cometeu falha defensiva (algo que não é incomum em sua passagem pelo Atlético) e o América chegou à igualdade no segundo tempo. Mas o gol rival, por mais que tenha saído de forma inusitada, já estava sendo construído durante todo o segundo tempo. Então não podemos falar de injustiça. Quanto aos estreantes, boa partida de Junior Alonso, estreia razoável de Marrony, e partidas discretas de Franco e Sena. À medida que os jogos forem acontecendo, é de se esperar um Atlético com mais entrosamento e ritmo, que consiga ser mais consistente e demonstre evolução. Vamos observar se essa evolução acontecerá naturalmente.

O Atlético volta a campo na próxima quarta-feira, às 21:30hs, para enfrentar a Patrocinense, no Mineirão. Agora em 4º lugar, basta uma vitória simples para o Galo se garantir no mata-mata.

Ficha Técnica

AMÉRICA-MG 1 X 1 ATLÉTICO
Data/hora: 26 de julho de 2020, às 16h(De Brasília)
Estádio: Independência
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes e Felipe Alan da Costa Oliveira
Cartões amarelos: Zé Ricardo(AME), Junior Alonso(CAM)

Gols: Nathan, aos 30′-1ºT(0-1), Vitão, aos 31′-2ºT(1-1)

América-MG: Airton; Leandro Silva, Eduardo Bauermann, Lucas Kal e Sávio(Geovane, aos 25′-2ºT); Zé Ricardo(Flávio, aos 40′-2ºT), Juninho e Alê; Felipe Augusto(Matheusinho, aos 25′-2ºT), Léo Passos(João Paulo-intervalo) e Ademir(Vitão, aos 25′-2ºT). Técnico: Lisca

Atlético: Rafael; Guga, Junior Alonso, Réver e Fábio Santos; Allan, Nathan e Hyoran(Alan Franco, aos 10′-2ºT); Savarino, Marquinhos(Léo Sena, aos 21′-2ºT) e Marrony. Técnico: Jorge Sampaoli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *