Atlético estreia na temporada com vitória sobre o Uberlândia

O Atlético estreou no Campeonato Mineiro jogando fora de casa, contra o Uberlândia. Embora seja muito cedo na temporada, podemos fazer algumas análises iniciais sobre os jogadores com base na partida, principalmente estreantes como Hyoran, Allan e Michael, no jogo que terminou com vitória Alvinegra, por 1 a 0;

O Jogo

Galo e Uberlândia começaram a partida com velocidade. O Galo buscava levar perigo com transições rápidas, enquanto o time da casa explorava espaços no meio de campo para atacar com perigo. A primeira chance veio aos 4 minutos com Marquinhos, que recebeu lindo passe de Allan, saiu cara a cara com o goleiro mas não conseguiu driblar o arqueiro e perdeu a chance. Falando em Allan, o estreante meio-campista jogou com mais dois volantes a seu lado, Zé Welison e Jair. A ideia foi dar versatilidade a Jair e Allan, possibilitando investidas ofensivas aos dois. Tal estratégia deu certo e os dois jogadores chegavam ao ataque, mas a falta de condicionamento físico e ritmo de jogo fazia com que os dois volantes deixassem muito espaço atrás, explorado pelo Uberlândia. O gol do Galo veio aos 22. Allan começou bela jogada pelo meio e serviu Hyoran, que acabou derrubado na área pelo zagueiro Rogério. Fábio Santos cobrou com a qualidade de sempre e tirou o zero do placar para o Alvinegro. O Uberlândia cresceu após o gol sofrido e começou a incomodar com investidas nas laterais, principalmente com os laterais Joazi e Fábio Alves. O time da casa foi melhor durante os minutos finais e acabou recompensado por seu bom momento. Aos 42, o atacante Vandinho sofreu pênalti de Patric. Mas aí apareceu a estrela do goleiro Michael, que defendeu a cobrança de Felipe Alves.

O segundo tempo foi bem diferente do primeiro. O Atlético, com menos preparo físico que seu adversário, tentou trocar mais passes, enquanto o Uberlândia adiantou seus jogadores para tentar empatar. O time do triângulo mineiro, entretanto, esbarrava na marcação reforçada do Galo, que jogava com linhas mais baixas e era consciente defensivamente. O time do interior até promoveu as entradas de Amaral e Clebinho para tentar mudar o panorama, mas boa parte do segundo tempo foi controlado pelo Atlético. O Uberlândia esboçou uma pressão nos minutos finais e chegou a ter grande chance já no fim do jogo, com Diogo Peixoto, que viu seu chute ser travado por Réver quase em cima da linha, e foi incapaz de converter a chance criada. O jogo terminou 1 a 0 para o Galo, que venceu na abertura da temporada.

Fotos: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético

Opinião Final

É muito cedo para tecer comentários definitivos sobre jogadores – principalmente os novatos – e a tática de Rafael Dudamel. Em uma temporada brasileira que começa de forma prematura, os times não estão preparados para jogar em bom nível com tão pouco tempo de preparação e, mesmo que estivessem prontos, precisariam de jogar um par de partidas para adquirir ritmo de jogo. Porém, podemos dar nossas impressões iniciais sobre alguns pontos interessantes demonstrados no estádio Parque do Sabiá. O primeiro de todos tem a ver com Rafael Dudamel. O novo treinador do Atlético confirmou sua tendência de jogar pelas laterais e explorou muito o setor ofensivamente. O Alvinegro jogou num 4-3-3, e os 3 volantes do esquema demonstraram potencial para armar um meio de campo de versatilidade e movimentação. O time Atleticano teve dificuldades naturais na fase defensiva, principalmente por falta de compactação, uma vez que os atletas ainda estão aprendendo o esquema tático e não estão fisicamente aptos. Individualmente, Hyoran e Allan mostraram boas qualidades individuais, enquanto Gabriel foi sólido em sua reestreia e o goleiro Michael, oriundo da base Alvinegra, foi muito bem quando solicitado, até defendendo pênalti. Nomes como Franco Di Santo, Patric e Maicon deixaram a desejar e precisarão de msotrar mais na sequência da temporada.

Ficha Técnica

Uberlândia 0x1 Atlético

Data-hora: 21 de janeiro de 2020, às 21h30 (de Brasília)
Estádio: Parque do Sabiá, Uberlândia(MG)
Árbitro: Gabriel Murta Barbosa Maciel
Assistentes: Marcos Vinicius Gomes e Pablo Almeida Costa
Cartões amarelos: Serginho(UBE), Fábio Alves(UBE), Plínio(UBE), Clebinho(UBE), Jair(CAM), Gabriel(CAM)

UBERLÂNDIA: Rafael; Joazi, Plínio, Rogério e Fábio Alves; Sérginho(Clebinho, aos 23′-2ºT), Leandro Salino, Diogo Peixoto; Wandinho(Breno, aos 42′-2ºT); Dija Baiano e Felipe Alves(Tiago Amaral, aos 11′-2ºT). Técnico: Felipe Surian

ATLÉTICO: Michael, Patric, Réver, Gabriel e Fábio Santos. Jair(Ramon Martínez, aos 17′-2ºT), Allan, Zé Welison, Hyoran; Marquinhos(Maicon Bolt, aos 11′-2ºT) e Di Santo(Bruno Silva, aos 43′-2ºT): Técnico: Rafael Dudamel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *