Em novo jogo de dois tempos distintos, Galo vence América-MG e sai na frente nas Semifinais

O Jogo

Já no primeiro tempo, vimos dois times competitivos. O Atlético mantinha a posse de bola e tinha posicionamento agressivo, enquanto o América-MG alternava momentos de pressão e linha defensiva baixa. Quem chegou primeiro foi o time visitante, com Ademir, em um contra-ataque rápido dos americanos. O Galo, mesmo com mais posse de bola, não conseguia ser o time mais perigoso. Mas aos poucos foi se ajeitando na partida, e aos 19 minutos chegou ao gol, em falta cobrada no lado direito. Jair apareceu na segunda trave e contou com a falha do goleiro Airton para cabecear livre para as redes. Com a vantagem no placar, o Galo começou a impor seu estilo ofensivo com mais tranquilidade, e criou novas chances para marcar o segundo tento. O América, entretanto, levou perigo em cabeçada de Messias, escorando escanteio, em que a defesa Atleticana afastou a bola em cima da linha. A partida ficou mais aberta, mas os Atleticanos aproveitariam sua superioridade e voltaram a marcar. Guilherme Arana roubou bola no meio campo, avançou para o ataque e enfiou para Marrony, que abriu pela esquerda. O camisa 38 carregou a bola e cruzou rasteiro para Nathan, de surpresa dentro da área, mandar para o gol.

O segundo tempo da partida no Mineirão reservaria fortes emoções, e frustrações para os Atleticanos. O América voltou a campo com postura mais ofensiva e marcou gol logo aos 5 minutos, com Ademir. O mesmo Ademir apareceria cara a cara com o goleiro Rafael, em lance que Réver salvou os Atleticanos. O Galo, porém, conseguiu entender a mudança de postura do América, e também criou as suas chances. Marrony, aos 14, chegou a marcar, porém o lance foi justamente anulado pelo VAR. O jogo, mais aberto, protagonizou um bom espetáculo, mas para frustração dos Atleticanos, o time Alvinegro desperdiçaria chances claras frente ao gol. Na chegada mais clara, Marrony perdeu gol já na marca do pênalti. O embate muito bem disputado entre Atlético e América-MG não teria mais gols, e terminaria com vitória do Galo.

Fotos: Pedro Souza / Atlético

Opinião Final

O Atlético fez um bom primeiro tempo, e se recuperou no segundo tempo, após sofrer algumas ameaças sérias do seu rival frente ao gol. A entrada de Jair no time, substituindo Hyoran, deu mais consistência no meio, enquanto Nathan conseguiu ser decisivo mais uma vez. É interessante frisar que o camisa 23 não é um armador, algo que fica claro na sua movimentação dentro do campo. Mas ele tem a versatilidade e chegada ofensiva de um bom jogador. Nathan tem feito o que Elias falhou no Atlético, sendo um “camisa 8” com boa chegada ao ataque. O goleiro Rafael foi seguro mais uma vez, e está mandando uma mensagem clara de que é o arqueiro que Sampaoli precisa. Na frente, foi notável uma rápida evolução de Keno, que já mostra um futebol de maior consistência. Allan é muito bom organizando a partida, e parecemos não ter mais problemas na lateral-esquerda, com Guilherme Arana. Marrony, que perdeu chance clara na segunda etapa, vinha fazendo uma boa partida, embora precise logo de balançar as redes. O ponto negativo fica por conta do sistema defensivo. Não é uma crítica a um jogador em específico, mas sim ao posicionamento dos defensores no campo. O esquema de Sampaoli é ultra ofensivo e pede um posicionamento diferente em campo, algo que precisa de adaptação e é suscetível a falhas, que acontecerão até a adaptação ser total. Mas assustou o tamanho dos espaços que o América-MG encontrou na defesa do Galo. Sampaoli precisa ter atenção a seus defensores.

O Atlético inverteu a vantagem do América-MG, e jogará por um empate na próxima quarta-feira (5) às 21:30hs para chegar às finais. O rival tem que vencer a partida por qualquer placar para se classificar. Mas o Alvinegro tem tudo o que é necessário para ser campeão.

 

Esporada neles, Galo!

 

 

Ficha Técnica

ATLÉTICO 2 x 1 AMÉRICA-MG
Data-hora: 2 de agosto de 2020, às 16hs (De Brasília)
Estádio: Mineirão
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes e Felipe Alan Costa de Oliveira
Cartões amarelos: Zé Ricardo(AME), Jair(CAM), Guilherme Arana(CAM), Ademir(AME), Geovane(AME), Lisca(AME), Sampaoli(CAM)
Gols: Jair, aos 19’-1ºT(1-0), Nathan, aos 40’-1ºT(2-0), Ademir, aos 5’-2ºT(2-1)

Atlético: Rafael; Guga(Maílton, aos 33’-2ºT), Junior Alonso, Réver e Guilherme Arana; Allan, Jair(Hyoran, aos 8’-2ºT) e Nathan; Savarino(Otero, aos 33’-2ºT), Keno(Marquinhos, aos 20’-2ºT) e Marrony. Técnico: Jorge Sampaoli

América-MG: Airton; Leandro Silva(Léo Passos, aos 40’-2ºT), Eduardo Bauermann, Messias e Sávio(Matheusinho-intervalo); Zé Ricardo(Geovane, aos 28’-2ºT), Juninho, João Paulo e Alê; Felipe Augusto(Vitão-intervalo) e Ademir(Diego Ferreira, aos 28’-2ºT). Técnico: Lisca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *