Noite desastrosa! Com falhas individuais e polêmicas no VAR, Galo perde para o Santos na Vila Belmiro

O Jogo

O Atlético começou em cima, tentando dar velocidade à partida e chegar com muitos jogadores. Construindo bem, o Galo esbarrava, novamente, em suas finalizações. Na chance mais clara, os Atleticanos finalizaram três vezes na pequena área, e o goleiro santista João Paulo praticou três defesas seguidas. Mas o lance que definiria a partida veio logo cedo, antes dos 20 minutos. Guilherme Arana foi derrubado na área e o árbitro Wagner Magalhães nem quis rever o lance no VAR. No replay, pode-se notar que o lateral-esquerdo Alvinegro havia sofrido pênalti. No lance seguinte, Mariano errou saída de jogo, Marinho recuperou a bola entre os zagueiros e avançou sozinho para o gol. Rafael saiu da área e acabou cometendo falta, sendo o último homem possível entre Marinho e o gol. O arqueiro foi expulso.

Imagem Reprodução: Rede Globo

Victor entrou em seu lugar, e 2 minutos depois falhou em chute de Arthur Gomes. Os paulistas abriam o placar na Vila Belmiro.

Foto: Marco Silva/Folhapress

O Galo, agora com um jogador a menos e atrás no placar, não abdicou de sua postura ofensiva e continuou a pressionar o Santos, mas agora dando mais espaços e tendo de correr mais quando os santistas atacavam. Aos 31, Allan Franco recebeu ótima bola enfiada e empatou a partida. O gol encheu o Atlético de esperança, e o time de Sampaoli foi atrás de seu segundo gol. No entanto, não se cuidou defensivamente e levou o gol do desempate, com Marinho aproveitando infiltração de Madson na área. O Atlético se desestabilizou com o gol sofrido pouco tempo depois de empatar, e viu o Santos marcar o terceiro gol, bem anulado pela arbitragem.

Jorge Sampaoli ignorou o fato de ter um jogador a menos e fez substituições muito ofensivas no intervalo e durante o segundo tempo. Jair deu lugar a Marquinhos, enquanto Savarino saiu para a entrada de Keno. O problema é que as substituições não surtiram efeito, e o Galo não conseguiu traduzir em campo o que as substituições sugeriam. Os jogadores pareciam perdidos em campo, e não conseguiam imprimir velocidade ou perigo. Para piorar, o árbitro Wagner Magalhães não estava em noite inspirada e prejudicou o Atlético, não dando cartões amarelos para o Santos e faltando com critério em várias decisões. Sampaoli ainda recebeu cartão amarelo, que foi o seu terceiro no Campeonato, e tirará o treinador Alvinegro da área técnica na próxima partida, por suspensão automática. O jogo já se aproximava do final quando o santista Marinho fechou o placar em cobrança de pênalti.

Foto: Pedro Souza / Agência Galo / Atlético

Opinião Final

Partida abaixo da crítica do Atlético. Quando teve 11 em campo, desperdiçou chances claras de gol, que custariam caro mais tarde. Ponto muito negativo para Mariano, que deu passe displicente para o lado, quando o Galo estava adiantado, e causou o contra ataque do Santos que culminaria na expulsão do goleiro Rafael. O árbitro da partida também teve participação direta no resultado, pois a marcação de pênalti em cima de Guilherme Arana, antes do lance infeliz de Mariano teria mudado os rumos do jogo. Mas não podemos colocar a culpa toda na arbitragem. O Galo foi abaixo da crítica em todos seus setores, à exceção de Allan Franco, que balançou as redes mais uma vez. Um contra-argumento é que o Atlético jogou por 75 minutos com um homem a menos. De fato, é bem mais complicado buscar um bom resultado e boa atuação quando se tem um homem a menos. Mas se o Atlético fosse menos displicente e mais letal, poderia ter saído da Vila Belmiro com uma vitória importante.

Ficha Técnica

SANTOS 3 X 1 ATLÉTICO

Data/Hora: 9 de setembro de 2020, às 21:30 (Brasília)

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)

VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Cartões amarelos: Felipe Jonatan (SAN); Allan, Keno e Jorge Sampaoli (CAM)

Cartão vermelho: Rafael (CAM)

 

GOLS: Arthur Gomes (21-1ºT), Franco (31-1ºT), Marinho (38-1ºT), Marinho (52-2ºT);

SANTOS: João Paulo, Madson (Derick), Jobson, Alex Nascimento (Wagner Leonardo) e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Carlos Sánchez (Ivonei) e Arthur Gomes; Marinho, Soteldo e Lucas Braga; Técnico: Cuca

ATLÉTICO-MG: Rafael, Mariano, Igor Rabello, Júnior Alonso e Arana; Jair (Marquinhos), Allan (Hyoran), Franco e Eduardo Sasha; Savarino (Keno) e Marrony (Victor); Técnico: Jorge Sampaoli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *