Atlético corre muito, produz pouco e perde para o Goiás

Pouco inspirado e ainda esbarrando na excelente atuação defensiva do Goiás (pior defesa do Campeonato!), que segurou seu ataque, o Atlético foi derrotado pelo Esmeraldino por 1 a 0 , gol de Índio, nesta quarta-feira, na Serrinha, em Goiânia. O futebol alvinegro foi travado como o jogo, sem força em todos os setores e ainda levando um gol em novo vacilo da defesa. A insistência de Sampaoli no esquema de três zagueiros se mostra equivocada, pois não funciona plenamente, e o time concede os mesmos tipos de gol. O primeiro tempo da equipe mineira pode ser resumido em uma frase: Correu atrás do próprio rabo. Foi pra cima, pressionou, mas faltava eficiência. Não tinha aplicação na execução do último passe. O resultado foi que o Goiás conseguiu uma única bola e mandou para as redes de Everson, que viu sua zaga falhar mais uma vez.

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG -
Fotos: Pedro Souza / Atlético

Gabriel, Réver e Junior Alonso é uma tentativa recorrente de liberar ao ataque Guilherme Arana. Não funcionou bem novamente e ainda deixou o time sem lateral-direito, pois mesmo sem bom rendimento, Guga poderia ser uma válvula de escape da equipe. Sampaoli corrigiu a “geometria” do time ao colocar Mariano, lateral direito, no segundo tempo. No entanto, a presença ofensiva não se traduziu em eficiência ofensiva, e os problemas na última jogada continuaram. Após meses parado, o atacante Diego Tardelli ganhou sua primeira chance com Sampaoli, já num momento de desespero. Sem ritmo de jogo, não jogou tudo o que se espera dele, mas já mostrou movimentação. Se Sampaoli utilizá-lo em mais jogos, ele poderá ser útil. Tem um toque de bola e visão de jogo diferenciados. O Goiás adotou a mesma estratégia por toda a partida. Defendia com linha de 6 defensores, depois 4 meias recuados e um centro-avante isolado lá na frente. No final da partida, ainda colocou um quarto zagueiro em seu miolo de zaga, que já tinha três beques. O esquema se mostrou perfeito para barrar o frágil ataque Atleticano, que chutou demais, mas sempre errando o alvo e sem levar perigo num todo.

O Atlético conseguiu fazer até o momento uma campanha boa no Brasileirão. Mas, parece que ainda não é uma equipe pronta para ser campeã. Desta forma, o dilema é o seguinte: o erro foi ter esperanças de ser campeão, ou de fato sempre tivemos a qualidade, e faltou maturidade? O trabalho de Sampaoli não pode ser jogado fora por um impulso imediatista, mas precisa ser questionado em alguns pontos. A evolução é nítida, pois um time fadado ao rebaixamento lutou até o final pelo título. Mas algumas lacunas, principalmente defensivas, despertam a ira do torcedor, que precisa questionar. Pedir o boné? Não. O ciclo vicioso maldito de queimar treinadores deve acabar, ainda mais num trabalho que é competitivo. Mas a crítica deve ser feita, com certeza.

FICHA TÉCNICA

GOIÁS 1 X 0 ATLÉTICO
Data e hora: 03/01/2021, às 21h
​Local: Serrinha, em Goiânia (GO)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo F. Henrique Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Índio, Heron, Augusto César (GOI), Allan, Mariano, Jair (CAM);
Gol: Índio, aos 27’-1ºT

​GOIÁS:
Tadeu; Taylon(Daniel Oliveira, aos 39’-1ºT), David Duarte, Fábio Sanches e Heron; Índio (Douglas Baggio, aos 16’-2ºT),Miguel Figueira (Ratinho, aos 16’-2ºT), Henrique Lordelo, Shaylon (Iago Mendonça, aos 35’-2ºT) e Jefferson e Fernandão (Rafael Moura, aos 35’-2ºT). Técnicos: Augusto César e Glauber Ramos

ATLÉTICO: Everson; Réver, Junior Alonso e Gabriel(Jair-intervalo), Guilherme Arana; Allan (Nathan, aos 24’-2ºT), Alan Franco (Mariano, aos 15’-2ºT) e Hyoran; Savarino, Eduardo Sasha (Marrony-intervalo) e Eduardo Vargas (Diego Tardelli, aos 14’-2ºT). Técnico: Jorge Sampaoli

Para mais informações do Atlético, siga o Espora 13 nas redes sociais:

Esporada neles Galooooooooooooo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *