Atlético domina Tupynambás e vence por 5 a 0

O Jogo

O jogo começou favorável ao Atlético, que detinha a posse de bola e dominava as ações ofensivas. O time alvinegro, mesmo que com alguma dificuldade na construção de jogadas, era quem criava as chances de perigo. O Tupynambás, recuado, se limitava a defender e tentar contra atacar em velocidade. A partida já era controlada pelo Alvinegro, mas aos 27 minutos os rumos da partida mudaram – para melhor – para o Galo. O lateral Henrique, do Tupynambás, exagerou na força ao dar um chutão e acertou o peito de Fábio Santos. O atleta do time visitante acabou expulso. Poucos minutos depois, o Galo abriu o placar. Maílton cobrou escanteio e o zagueiro Gabriel testou forte, para o fundo do gol. Com a vantagem numérica no campo e no placar, o time do Horto não diminuiu a pressão e chegou ao segundo gol. O lateral Maílton agora arriscou chute de fora da área e a bola foi no fundo do gol.

Fotos: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético

Logo no início do segundo tempo o Galo já chegou ao terceiro gol, com Fábio Santos, de pênalti.  Mas mesmo com a vantagem ainda maior logo cedo, o Atlético não se desconcentrou e manteve-se ofensivo, buscando um resultado mais amplo. O time Atleticano dominava seu adversário e fazia boas transições com a bola no chão, ainda tendo a arma das bolas aéreas com Maílton. E o grande ímpeto Alvinegro foi compensado aos 12 minutos. Jair finalizou forte de fora da área, na trave. Di Santo pegou o rebote e fez o quarto gol. Já goleando o Tupynambás, o treinador Rafael Dudamel sacou Hyoran e colocou Bruninho. Logo depois, entraram Bruno Silva e Ricardo Oliveira, nos lugares de Di Santo e Jair, respectivamente. O jovem Bruno Silva esteve inspirado, pois em um de seus primeiros toques na bola, já marcou um gol. Maílton lançou para o atacante na pequena área, que dominou com o peito e já tirou o zagueiro da marcação, batendo de chapa e explodindo o coração da Massa Alvinegra. O ponto negativo, entretanto, fica também com Bruno Silva, que saiu de campo apenas alguns minutos após o gol, com problemas musculares. Mas o Galo administrou o jogo nos minutos finais e confirmou a goleada por 5 a 0, assumindo o posto de líder do Campeonato Mineiro.

Opinião Final

O Galo não fez mais que a sua obrigação ao vencer o Tupynambás no último domingo(26). Mas é importante que os jogadores se acostumem a “fazer a lição de casa” quando forem favoritos, para assim adquirirem uma mentalidade vencedora. O Galo, que já tinha facilidade enquanto o jogo era de 11 jogadores contra 11, venceu com tranquilidade quando o lateral Henrique, do time visitante, foi expulso de maneira correta. E embora seja cedo para tecer comentários acerca da técnica ou da tática Alvinegros, podemos citar o espírito que o treinador Rafael Dudamel está passando para a equipe. Em outras épocas, o Atlético administraria o placar já no segundo gol, adotando postura burocrática. Mas o que vimos diante do Tupynambás foi um time que não “tirou o pé do acelerador” mesmo quando estava goleando. Tentou manter a pressão e o domínio, e por isso foi recompensado com uma vitória elástica. O lateral-direito Maílton foi o grande destaque do jogo, não só por seu lindo gol e pelas duas assistências, mas também por ter demonstrado esse futebol já na sua primeira partida. Edinho reestreou com a camisa Alvinegra e, embora burocrático, demonstrou qualidades que o credenciam a ser pelo menos um reserva de confiança. No demais, todo o coletivo Atleticano apresentou boa sintonia, por mais que o argentino Di Santo novamente tenha nos mostrado o porque de estarmos no mercado atrás de um novo centro-avante. Mas a tarde de domingo foi boa demais para o torcedor Atleticano.

Ficha Técnica

ATLÉTICO 5 X 0 TUPYNAMBÁS

Local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 26 de janeiro de 2020, às 16h (Brasília)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinicius Gomes

Cartões amarelos: Vanger(TUP)
Cartões vermelhos: Henrique(TUP)

Gols: Gabriel, aos 32′-1ºT(1-0), Maílton, aos 40′-1ºT(2-0), Fábio Santos, aos 3′-2ºT(3-0), Di Santo, aos 12′-2ºT(4-0), Bruno Silva, aos 23′-2ºT(5-0)

ATLÉTICO: Michael, Maílton, Igor Rabello, Gabriel e Fábio Santos. Jair(Ricardo Oliveira), Allan, Zé Welison, Hyoran(Bruninho); Edinho e Di Santo(Bruno Silva). Técnico: Rafael Dudamel

TUPYNAMBAS: Renan Rinaldi(Bruno); Henrique, Adriano, Diego Augusto e Lúcio; Léo Salino; Vanger(Graffite), Sávio, Allan; Ygor e Ademilson(Silvio Gomes) Técnico: Zé Luís Peixoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *