Galo joga mal mesmo com um a mais e perde para o Fortaleza no Castelão

O Jogo

Com muitas mudanças na sua escalação (Savarino, Nathan, Alonso e Alan Franco fora, além de Guga no banco), o Atlético jogava com três zagueiros (Bueno, Réver e Fábio Santos), Mariano e Arana mais avançados nas pontas, e a volta de Hyoran, jogando com Jair e Allan. O primeiro tempo acabou sendo menos intenso do que se esperava. O Fortaleza buscava não se expôr muito, ao contrário do Galo, que buscava ser ofensivo mas esbarrava na própria falta de criatividade. Num jogo morno, a emoção ficou para os minutos finais da primeira etapa. Em ação defensiva errada de Allan, Tinga avançou livre para a área e serviu David (aquele mesmo), que não desperdiçou e abriu o placar para os mandantes. O volante Filipe, do Fortaleza, foi expulso momentos depois, após receber o segundo cartão amarelo ao cometer falta. E também instantes depois, sairia o gol de empate Alvinegro. Mariano, até então apagado, acertou belo cruzamento para a área. Hyoran escorou e Eduardo Sasha fuzilou as redes.

Foto: Pedro Souza / Agência Galo / Atlético

Jogando os 45 minutos finais com um jogador a mais, o Galo não foi capaz de ser dominante. Atacava com pouca inspiração, defendia com displicência e, nas suas poucas chances de gol, finalizava mal. Marquinhos entrou na vaga de Fábio Santos e, logo de cara, perdeu chance incrível de gol na pequena área. O Fortaleza se defendia de maneira inteligente, pressionando o Atlético quando os mineiros estavam em posições mais apertadas no campo. Além disso, os cearenses buscavam trabalhar a bola, assim surpreendendo quem achava que seus jogadores fariam um jogo mais direto. Sampaoli promoveu a entrada de Marrony no lugar de Hyoran, para tentar dar movimentação ao pouco inspirado ataque Atleticano, o que acabou não surtindo efeito. Yuri César, do Fortaleza, marcou de fora da área, porém o gol foi anulado pelo VAR por impedimento. O Galo continuou buscando o ataque, no entanto continuou jogando mal e sofreu o golpe fatal aos 39 minutos. O lateral Bruno Melo, que tinha acabado de entrar em campo, fez gol de cabeça. O Atlético tentou, sem sucesso, empatar a partida, e os cearenses levaram os 3 pontos na noite de quarta-feira.

Opinião Final

Partida assustadora do Atlético no Castelão. Infrutífero por quase todo o jogo, cometeu também falhas defensivas semelhantes às cometidas na derrota para o Botafogo. Allan cometeu falha grave ao recuar de cabeça de maneira displicente, dando espaço para Tinga servir David no primeiro gol dos mandantes. Bueno se mostrou um pouco afoito e não conseguiu manter o nível de Junior Alonso, enquanto Mariano foi irregular. Mas o destaque mesmo vai para Hyoran. O meia-atacante não tem nenhuma credencial para ser titular no Atlético – ou num clube de Série A – e sua escalação é um insulto para a torcida de um Clube que briga pelo título Brasileiro. Isso também mostra que o elenco do Atlético é curto. Marquinhos, que entrou no segundo tempo, foi bem abaixo do esperado e não conseguiu manter o nível do titular Savarino. Sampaoli também inventou demais, e suas invenções ajudaram bastante na derrota. O Atlético pareceu desconexo em sua defesa e ataque, mais do que poderia ser por causa de seus desfalques, e mais do que deveria ser para um líder de Campeonato que precisa abrir pontos em relação ao vice-líder Flamengo. Pelo menos ainda somos líderes, e com o dobro de vitórias em relação às derrotas (9 vitórias e 4 derrotas). Mas uma consistência maior pode render resultados ainda melhores, como se isolar mais na ponta da tabela. Não há caos, não há crise, mas existe grande potencial de melhora no futebol Atleticano.

Ficha Técnica

FORTALEZA 2 X 1 ATLÉTICO

Data/Hora: 7 de outubro, às 21h30
Estádio: Castelão (Fortaleza/CE)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio(DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade(DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR:Wagner Reway Magalhães(PB)
Cartões amarelos: Felipe, Rogério Ceni, David, Gabriel Dias(FOR), Sasha(ATL),, Mariano, Keno(CAM)
Cartões vermelhos: Felipe, Charles(Auxiliar) (FOR)

Gols: David, 36’-1ºT, Sasha, 41’-1ºT, Bruno Melo 39’-2ºT

Fortaleza: Felipe Alves, Tinga, Roger Carvalho, Paulão e Carlinhos(Bruno Melo, aos 28’-2ºT); Juninho. Felipe, Ronald, Gabriel Dias, Romarinho(Osvaldo-intervalo(Marlon, aos 48’-2ºT)) e David(Yuri César, aos 41’-1ºT). Técnico: Rogério Ceni

Atlético-MG:Everson, Mariano(Guga, aos 26’-2ºT), Réver, Bueno, e Fábio Santos(Marquinhos-intervalo); Allan, Jair, Guilherme Arana e Hyoran(Marrony, aos 18’-2ºT); Keno e Eduardo Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *