Cometendo os mesmos erros de sempre, Atlético perde para o Vasco em São Januário

Não adianta ter investidor, não adianta investir centenas de milhões, não adianta ter comissão técnica badalada e jogadores famosos. Se os problemas não são corrigidos, até o melhor dos elencos pode sucumbir, frustar e deixar de conquistar.

O pós-jogo de hoje será diferente. Sem análise tática, mas sim com um desabafo de um torcedor que, junto com os demais, não aguenta mais se frustrar pelos mesmos motivos de sempre. O Clube Atlético Mineiro pode ser considerado um acidente esperando para acontecer, um trem que, em algum momento, irá descarrilhar. O roteiro do jogo contra o Vasco foi o mesmo dos embates contra o Bahia, Botafogo no primeiro turno, e Fortaleza. O time acerta a trave, perde gols incríveis, está melhor na partida, mas a defesa entrega o resultado, e os jogadores se desestabilizam emocionalmente. Damos 25 chutes, o adversário dá 5, e mesmo assim perdemos o confronto. Hyoran havia acabado de perder pênalti, aos 15 do primeiro tempo, quando Arana cochilou atrás, perdeu a bola e Cano marcou para o Vasco, aos 18. Daí em diante, o Galo foi presa fácil, tendo a posse de bola, mas levando contra ataques mortais, incluindo o que resultou no gol de Yago Pikachu, ainda no primeiro tempo. Assusta muito a fragilidade da defesa Atleticana, incapaz de ganhar divididas, se posicionar bem e evitar os gols. As falhas individuais custaram o resultado, entretanto a fragilidade defensiva tem de ser atribuída a Sampaoli. O treinador argentino promoveu a entrada do zagueiro Gabriel, que começou o jogo no lugar de Réver, mas os problemas continuaram. O momento defensivo, que já é fraco, tem suas falhas potencializadas pelos erros individuais de fracos atletas.

O Vasco fez 3 a 0 no segundo tempo, o Atlético chegou a diminuir para 3 a 2, mas não foi capaz de buscar o empate. No entanto, acima de tudo, por mais que o Galo virasse o jogo, fizesse 4, 5, 6 gols, ficaria a mesmíssima impressão que a derrota passou. Não temos um time confiável. O elenco não rende o que as expectativas guardavam, e o treinador não corrige os vícios de defesa que têm nos custado resultados por todo o campeonato. O Brasileiro desse ano não é “o mais fácil de todos”, e nem o Galo “não ganha por que não quer”. Não ganha porque é instável, não confiável, e não é matador. Não segura o resultado lá atrás, e não faz o resultado lá na frente.

Por último, para fechar esse pós-jogo especial, fica um recado para a Massa Alvinegra. Vamos cobrar, vamos protestar, se for o caso, e manifestar nossa insatisfação. A única coisa que este colunista que vos escreve pede é que saibam cobrar. Sampaoli é o melhor treinador que passou no Atlético desde Cuca, em 2011. O time tem potencial, o treinador, que tem grandes conquistas em Seleções e clubes, sabe como fazer um bom trabalho. Se estamos observando falhas, uma postura incompatível com quem quer ser campeão, vamos cobrar, sim! Mas não peçam a saída do treinador, não ameaçem jogadores. Não joguem contra o Atlético, porque gente demais já joga contra esse Clube. Muitas pessoas querem ver nosso Galo no chão, e nós não podemos ajudar o inimigo.

 

Espora 13 - Atlético - Galo - Atlético-MG -
Fotos: Pedro Souza / Atlético

Ficha Técnica

VASCO 3 X 2 ATLÉTICO

Data/Hora: 23/1/2021, às 21h

Local: São Januário, Rio de Janeiro

Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)

Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Cartões amarelos: Léo Matos, Yago Pikachu, Talles Magno (VAS) e Caio Lopes; Jair (CAM)

Gols: Cano (17’/1ºT), Yago Pikachu (31’/1ºT), Cano (13’/2ºT), Hyoran (21’/2ºT) e Eduardo Sasha (48’/2ºT).

VASCO: Fernando Miguel; Léo Matos (Cayo Tenório), Marcelo Alves, Leandro Castan e Henrique; Bruno Gomes, Benítez (Carlinhos) e Gil (Caio Lopes); Yago Pikachu (Werley), Cano e Talles Magno (Gabriel Pec) – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

ATLÉTICO-MG: Everton, Guga, Alonso, Gabriel e Guilherme Arana (Nathan); Jair, Allan e Hyoran; Savarino (Marrony), Vargas (Eduardo Sasha) e Keno – Técnico: Jorge Sampaoli.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *